Com uma história de 300 anos, Farina da Roger&Gallet, o aroma preferido de Frida Khalo, foi agora rebatizado e toda a linha passa a ser desginada por House of Farina. O frasco original do perfume preferido da artista mexicana faz parte da exposição em sua homenagem que tem corrido mundo e pode ser vista agora em Lisboa.
Uma história com mais de 300 anos?
Giovanni Paolo Feminis, o fundador, criou a“Aqua Mirabilis”, um remédio com 18 plantas medicinais, em1693. Patenteada em 1727 pela Faculdade de Medicina de Colónia, esta “Água Admirável” era um verdadeiro remédio que podia ser bebida ou aplicada no corpo, considerada eficaz em cortes e feridas, mas também com propriedades purificantes e embelezadoras da pele.
Esta cobiçada fórmula foi o ponto de partida de uma saga que se prolongou por vários anos e por toda a Europa, com nada mais nada menos que nove membros da família Farina a competir pela fórmula! Até que, finalmente, Jean Marie Farina herdou a fórmula em 1787. Destilador profissional, mudou-se para a simbólica rua Saint-Honoré em Paris, em 1806, e criou uma Eau de Cologne inspirada na Aqua Mirabilis, tanto oa nível das suas notas como dos seus benefícios.
Como sinal de autenticidade e para evitar cópias da sua formulação secreta, utilizou a sua assinatura com o nome oficial: este foi o início de Jean Marie FARINA Eau de Cologne, que viria a ser absorvida pela Casa Roger&Gallet, em1862.
Uma fragrância vanguardista
Contrastando com as essências inebriante sda época, utilizadas principalmente para camuflar odores desagradáveis, esta fragrância fresca e revolucionária conquistou de imediato o sucesso e, muito rapidamente, as principais cortes reais da Europa começaram a utilizá-la. Napoleão Bonaparte, em particular, tornou-se um dos seus fervorosos admiradores chegando ao ponto deconsumir mais de 60 garrafas por mês. A pensar em Napoleão Bonaparte foi desenvolvido o famoso “rolo do imperador”, um frasco que facilmente se encaixava na sua bota.
Conheça a linha House of Farina