Segundo os dermatologistas, o único bronzeado verdadeiramente seguro é aquele que vem num frasco: o autobronzeador. Com resultados praticamente imediatos, tem imensas vantagens e é ideal para:
- dourar a pele antes das primeiras idas à praia
- iniciar a época da praia já com uma corzinha, para não cair na tentação de abusar do sol ou baixar o FPS
- afinar visualmente os braços e as pernas
- disfarçar a aparência/textura da celulite
- ficar com um ar de férias, mesmo que elas ainda estejam longe.
Como funciona o autobronzeador
Estes produtos não interferem na produção da melanina nem a estimulam: é um bronzeado falso e por isso não tem qualquer efeito protetor face à radiação solar e não dispensam o uso de protetor.
As fórmulas contêm um açúcar, a dihidroxiacetona (DHA) que, ao ser aplicada sobre a pele, reage com as células mortas superficiais, oxidando-as e dando-lhes um tom acastanhado. E é por isso que ele não dura mais de alguns dias: quando as células mortas se vão desprendendo naturalmente e caindo, levam consigo o tom dourado.
A ação da DHA é rápida (algumas horas) mas o resultado pode ficar alaranjado em peles mais claras e por isso muitos autobronzeadores têm também um outro açúcar, a eritrulose, que age mais lentamente mas dá um tom mais acastanhado. Juntando os dois, consegue-se um resultado rápido que se vai intensificando e um tom mais natural.
Se ainda tem receio de usar um autobronzeador, não sabe o que anda a perder. Este é um dos produtos cosméticos que mais evoluiu nos últimos anos: as fórmulas atuais são fáceis de aplicar, dão um tom tão natural que engana até os mais atentos (graças à combinação de DHA e eritrulose), não ressecam a pele (têm ativos nutritivos e hidratantes), vão saindo sem manchar e até o cheiro, que era o grande freio para a maioria das mulheres, passou do característico ‘ferrugem’ a deliciosas fragrâncias de flores, caramelo ou cacau. Dê-lhes uma chance, tendo o cuidado de escolher uma fórmula com os dois ativos (verifique a lista de ingredientes).
Os truques para obter um bronzeado que parece mesmo verdadeiro
- Na véspera da primeira aplicação, faça uma esfoliação na zona onde vai aplicar o autobronzeador para que o produto se espalhe mais uniformemente. A partir daí, esfolie uma ou duas vezes por semana para manter um resultado unidorme.
2. A pele deve estar limpa e seca, mas bem hidratada. Se está ressequida, aplique um creme hidratante e espere meia hora antes de aplicar o autobronzeador.
3. No rosto, aplique um pouco no centro da testa, cana do nariz, maçãs do rosto, queixo e pescoço, e esbata muito bem, sem esquecer a parte de trás do pescoço e as orelhas
4. Passe um algodão humedecido junto à raiz do cabelo e nas sobrancelhas, sobretudo se é loura (a queratina do cabelo reage ao agente autobronzeador tal como a da pele).
Para um efeito natural, nos dias seguintes à primeira aplicação, quando está a intensificar o tom, aplique novamente o autobronzeador, mas só nas zonas salientes, como faria com uma maquilhagem tipo ‘terracota’. A ideia é replicar a distribuição e intensidade do tom bronzeado que obtemos ao sol: mais intenso na parte de cima dos braços e das pernas, e nas zonas salientes do rosto, sem esquecer as costas das mãos e dedos, os pés e o pescoço (que nunca fica tão escuro como o peito e o rosto).
5. No corpo, aplique em movimentos longos e espalhe muito bem. Os autobronzeadores com cor são o ideal para quem não tem muita experiência, porque se vê onde se aplicou e não há risco de exagerar mais numa zona. Não se esqueça da barriga se costuma andar com ela à mostra. Passe um algodão húmido nos cotovelos, joelhos e calcanhares, para diluir o produto nestas zonas que tendem a ficar mais escuras porque a pele é aí mais espessa. Se quiser levar a aplicação a um patamar mais pro, faça a aplicação com luvas finas e no final passe o produto só nas costas das mãos, esfregando-as uma contra a outra: assim não fica com as palmas das mãos bronzeadas.
6. Reaplique todos os dias até obter a intensidade de cor desejada. A partir daí, basta aplicar dia sim dia não, ou de dois em dois dias, para manter a cor. Em alternativa, pode mudar para um hidratante com autobronzeador progressivo.
7. Se não usou luvas, lave muito bem as palmas das mãos imediatamente após a aplicação do autobronzeador.