A maioria das pessoas associa os sinais de envelhecimento ao surgimento de manchas escuras e rugas no rosto. Mas sabia que o couro cabeludo também envelhece?
Sim, é verdade, isto acontece e a um ritmo alucinante: seis vezes mais rápido do que a pele do rosto, diz um estudo da L’Oreal Professionnel Academy. Uma realidade potenciada por fatores ambientais e de estilo de vida como, por exemplo, a dieta, o tabagismo, químicos e traumas.
“O couro cabeludo é uma extensão do rosto e, à medida que envelhece, perde a capacidade de reter hidratação necessária para o crescimento saudável do cabelo. Isto pode levar à perda de densidade”, diz a hairstylist de celebridades Helen Reavey ao portal Yahoo Life.
Este processo também faz com que os folículos encolham e encurtem a etapa anágena do ciclo capilar, que consiste precisamente na fase de crescimento. Além disso, a produção de melanina cai, o que resulta no aparecimento de cabelos brancos.
O que fazer?
- Couro cabeludo seco
Dá-se uma redução da secreção de sebo nas mulheres, à medida que envelhecem, devido a alterações hormonais e nos níveis de estrogénio. Se não for tratado, o couro cabeludo seco pode causar prurido e levar ao aparecimento de caspa.
Experimente fazer massagens para estimular a produção de óleos naturais e ajudar a aumentar a circulação sanguínea para os folículos pilosos. Isto, por sua vez, ajuda-os a receber mais nutrientes e promove o crescimento do cabelo. - Sensibilidade
A sensibilidade do couro cabeludo também aumenta com a idade. Evite champôs com lauril sulfato de sódio (SLS), um produto químico que prejudica a barreira protetora natural da pele, aumenta a perda de água transepidérmica e faz com que potenciais irritantes penetrem ainda mais na pele. Após a aplicação do champô, enxague bem o cabelo, porque até os vestígios mais leves podem causar irritação, especialmente se o couro cabeludo já estiver sensível. - Perda de densidade
Quando o couro cabeludo envelhece, é provável que os folículos capilares fiquem obstruídos, afetando a absorção de proteínas. Aposte na esfoliação uma vez por mês, para ajudar na desobstrução, estimular a renovação celular saudável na superfície e evitar mais queda de cabelo.