As máscaras faciais peel-off — aquelas que se transformam numa segunda pele quando secam — parecem ser divertidas no Instagram. Aliás, são adoradas (e promovidas) pelas influencers. Contudo, os dermatologistas não partilham dessa opinião.
De acordo com especialistas, o produto remove mais do que impurezas, nomeadamente a camada superficial da pele. “A remoção pode ser prejudicial, porque pode interferir com a barreira da pele e causar muita irritação”, explica a Dra. Devika Icecreamwala, dermatologista, ao site The Zoe Report.
Esta barreira, também conhecida como stratum corneum, é a primeira linha de defesa da pele contra qualquer problema como, por exemplo, acne, envelhecimento, ressecamento, danos causados pela poluição e condições inflamatórias. É composta pelo nosso microbioma (milhões de bactérias boas que protegem o organismo das más), manto ácido (que bloqueia invasões de patógenos e vírus) e pela matriz lipídica (uma mistura de ceramidas, ácidos gordos e colesterol que prende a hidratação).
Pode parecer muito, mas a barreira é incrivelmente fina. Estamos a falar de entre 10 a 40 micrómetros. Quer isto dizer que é fina o suficiente para ser destruída pela aplicação de uma gota de um produto mal formulado — e dizemos “mal formulado” porque a maioria das máscaras peel-off contêm álcool polivinílico, um adesivo plástico muito usado para laminar vidros de segurança.
“Algumas pessoas são sensíveis ao adesivo, o que pode causar ainda mais irritação” diz a Dra. Naissan Wesley, dermatologista, à mesma plataforma.
O resultado parece ótimo após a utilização destas máscaras. É certo que uniformizam a textura da pele, removem as células mortas e revelam uma nova camada de células vivas. Isto pode traduzir-se numa tez macia e resplandecente. Os verdadeiros efeitos só surgem mais tarde, exceto se a pele forsensível e propensa a vermelhidão.
Alguns dias depois, poderá notar algumas erupções cutâneas, áreas ressecadas ou onde a pele está baça. E não, isto não significa que está na hora de fazer outra máscara. O mais certo é que tenha sido ela a causar esses problemas, explica a Dra. Icecreamwala.
Mesmo que a sua pele seja forte o suficiente para aguentar o processo, a Dra. Wesley sublinha que, nestes casos, as máscaras não são benéficas.