Menos deixou de ser mais. Casacos de pelo, brincos de argolas douradas, manicuras francesas, cabelos volumosos e smokey eyes é o que nos aguarda em 2024, se depender do TikTok. Isto porque a rede social chinesa declarou o óbito da estética reinante clean girl, dando início a uma nova era.
“Clean girl está fora, chegou a era mob wife”, afirma a utilizadora Kayla Trivieri. “Isto é simplesmente uma ‘vibe’. A Carmela soprano andou para que vocês pudessem correr… O glamour arrojado está de volta”.
Mob wife: o que é?
Como o nome indica, a tendência abraça os conceitos arquetípicos das mães ítalo-americanas de uma determinada associação, como vemos na televisão.
A utilizadora do TikTok @mikaylatoninato explica tudo ao pormenor, numa publicação com vídeos que foram buscar inspiração às esposas de mafiosos mais célebres, incluindo Carmela Soprano (“Os Sopranos”) e Ginger McKenna (“Casino”).
“Vamos apostar no cabelo desgrenhado e casacos de pelo volumosos (…) É uma atitude, uma aura. Todas queremos ser a mulher do chefe da máfia, porque ela é uma chefe por direito próprio”.
@mikaylatoninato I was honestly made for this #mobwife #mobwifeaesthetic #cleangirl #cleangirlaesthetic #mobwifewinter #style #styletips ♬ original sound – mikayla
Já a utilizadora @trovlov esclarece que não é preciso ir às compras, uma vez que a esta estética pede básicos de cor preta.
“Têm de começar com visuais compostos inteiramente por roupas pretas. Se puderem adicionar cabedal, melhor ainda”, sublinha, lembrando que inclinar-se para a teatralidade é essencial. “Se parecer que estão a caminho de um funeral, estão a fazer tudo certo”.
Na moda, dá-se protagonismo aos casacos de pelo, óculos escuros, acessórios dourados empilhados e animal print combinado com leggings, calças ou macacões. Na beleza, por sua vez, incentiva-se a mão pesada no bronzeador e na sombra, e o regresso dos cabelos volumosos.
“Vamos usar corretor de olheiras e cobertura total, porque as mulheres dos mafiosos têm segredos”, esclarece a TikToker Nicki Baber. “Tudo se resume a dourado, glitter e smokey eyes”, acrescenta. “Vamos colocar dourado nas pálpebras, porque somos dispendiosas. Sem preço, na verdade”.
Polémica
A popularidade da tendência levou a conversas públicas sobre a idolatração do crime organizado. Embora sejam fictícios, os programas e filmes sobre a organização com personagens femininas que incorporam a estética em questão são lembretes de como os TikTokers podem estar a ignorar o lado mais sombrio dos seus novos hábitos de vestir.
Carmela, o principal ícone de estilo da estética, pode ser uma personagem forte em “Sopranos”, mas vive num castelo construído sobre misoginia e crime. Ao longo da série, vive sujeita a intimidação e infidelidade, sendo muitas vezes cúmplice no ramo de atividade do marido.
Além disso, a estética mob wive não é uma novidade e tem sido alvo de críticas por parte de alguns internautas que consideram tratar-se de apropriação cultural.
@blanca_perdomo The irony of them shouting cultural appropriation…they’ve always known that what they were doing was cultural appropriation ????????♀️ #mobwife #mobwifeaesthetic #mobwifeproblem #culturalappropriation #mobwifeproblemticoutfits #mobwives #moblife #carmelasoprano #mobwifemakeup ♬ original sound – Blanca_Perdomo