O cuidados com de skincare fazem parte de um espaço desnecessariamente confuso. Os conselhos que circulam por aí costumam ser variados e contraditórios. Esfoliar ou não esfoliar? A limpeza dupla da pele vale mesmo a pena? E quanto às máscaras, devemos aplicá-las diariamente?
Com as marcas a lançarem novos ingredientes “indispensáveis” e o surgimento de novos passos “essenciais” para as rotinas de beleza, torna-se difícil distinguir os produtos que merecem um lugar entre os must-have. Para esclarecer, reunimos três etapas não negociáveis no que diz respeito ao skincare.
Vamos a isso?
Limpar
“A limpeza é fundamental para uma rotina eficaz de cuidados com a pele”, explica a dermatologista Anjali Mahto ao site da revista “Glamour UK”. “Quer faça uma limpeza única, dupla ou tripla, este passo não só remove micróbios, poluição e maquilhagem da pele, como também permite uma melhor penetração dos produtos que serão aplicados de seguida”.
A pele deve ser limpa duas vezes por dia (de manhã e à noite), sendo que é importante não cair no erro da higienização excessiva, que pode causar secura, sensibilidade e irritação. Portanto, se tem pele sensível ou seca, aposte em fórmulas suaves e sem fragrâncias. Pode começar por algo suave, como uma água micelar ou um óleo de limpeza. Depois, passe para algo mais completo, como um esfoliante de limpeza facial, recomenda a esteticista Dija Ayodele à mesma publicação.
Se sofre de sensibilidade, Dija sugere procurar um produto de limpeza enzimática com extrato de papaia ou ananás. “Eles tendem a trabalhar mais devagar, então são ótimos para qualquer pessoa que tenha a pele sensível”, afirma. Já no que toca à redução da oleosidade, a dermatologista gosta de recomendar “uma limpeza com ácido salicílico para ajudar a descongestionar os poros”.
Hidratar
De seguida, é importante manter a pele hidratada, independentemente de ela ser oleosa ou seca. “Um simples hidratante com ceramidas e ácidos gordos essenciais forma uma barreira protetora leve na pele para evitar a perda de humidade”, explica Ayodele. Além disso, os produtos complementares funcionarão com mais eficácia numa pele hidratada.
Proteger (de manhã)
De acordo com Dija Ayodele, o protetor solar é indispensável. “Usar ingredientes ativos para cuidar da pele [como ácidos esfoliantes, retinol e vitamina C] pode aumentar a fotossensibilidade, então o protetor solar protege-nos disso. Além do mais, ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro, as linhas finas de expressão, as rugas e o agravamento da hiperpigmentação”, acrescenta. “Sem mencionar que protege a pele de queimaduras através dos raios UVB”.
Quanto ao momento de aplicação, “o Fator de Proteção Solar deve ser a última etapa, de modo a criar uma barreira protetora sobre a pele”, revela a dermatologista Woma Ukeleghe. Estes são os passos essenciais e os restantes deverão depender do tipo de pele e das suas preocupações, que podem ir desde a acne até à falta de firmeza.
Outro conselho importante que as especialistas dão sobre skincare prende-se com escolher ingredientes com base em evidências, em vez de estratégias de marketing. Ou seja, certifique-se de que o produto pode comprovar aquilo que promete com ensaios clínicos, e não por estar no rosto de uma celebridade ou por ter uma embalagem bonita.