
Foto: Reprodução Instagram
São seres de grande importância para o equilíbrio do nosso ecossistema e estão em risco, o que fez com que em 2018 a ONU decidisse que 20 de maio deveria passar a ser conhecido como o Dia Mundial da Abelha. Desde então, são muitas as campanhas que procuram sensibilizar a população para a relevância destes seres polinizadores, com a mais mediática a acontecer em 2021, quando Angelina Jolie posou com a pele coberta por estes seres para uma iniciativa da Unesco.
São um pilar da natureza, garantem a biodiversidade com a reprodução das plantas, permitem que haja alimentos e os ingredientes necessários para tantos produtos de dermocosmética. Além disso, as abelhas produzem elixires que têm cada vez mais aplicações no campo da beleza, como o mel, o propólis, ou a geleia real.
O mel, liquído doce, contém vitaminas do grupo A, B, D, D, E, H e K, além de possui substâncias minerais como o potássio e ferro e enzimas que aceleram a regeneração da pele, acalmam irritações e abrandam os sinais de envelhecimento. O propólis, uma goma que é recolhida pelas abelhas da seiva das árvores, possui mais de 80 biomoléculas com efeitos antibacterianos, antifúngicos, anti-inflamatórios e antivirais. A geleia real, capaz de fornecer mais de 16 vitaminas, tem propriedades nutritivas e energéticas com efeito antioxidante.
É grande a importância das abelhas para a vida, incluindo o campo da beleza, e por isso, no dia em que as celebramos, destacamos alguns produtos que nos fornecem os benefícios destes seres tão pequenos mas tão relevantes.