
Existem momentos em que o nosso cabelo parece sem graça: não tem vida, perdeu o brilho e não há forma de o arranjarmos de forma a que nos sintamos bem. Provavelmente os fios refletem alguma desatenção da nossa parte à sua saúde, e foi a pensar nisso que surgiram as ‘4 regras de ouro’, muito popularizadas nas redes sociais graças aos resultados obtidos por quem as segue.
São quatro passos simples que devem ser incorporados numa rotina diária e que podem fazer toda a diferença:.
1 – Escova adequada.
Como é a escova com que penteia o seu cabelo? Cada tipo de fio tem necessidades específicas, por isso o que se usa em cachos não é apropriado em melenas lisas. O uso errado pode provocar quebra dos fios e efeito frizz. Tenha ainda atenção aos materiais e ao design: por exemplo, as cedras naturais dão mais brilho aos cabelos e fornecem um toque sedoso e os designs semicurvos adaptam-se ao formato das nossas cabeças e dessa forma penteiam uma maior quantidade de fios enquanto massajam o coro cabeludo.
2 – Hidratação
Os produtos hidratantes adequados para o seu tipo de cabelo podem fornecer vitalidade e brilho. Para obter melhores resultados, deixe o produto atuar durante pelo menos 15 minutos entre duas a três vezes por semana.
3 – Proteção solar
Sim, não é só a pele que precisa ser protegida do sol com produtos específicos. A radiação solar pode afetar os nossos fios, tornando-os mais frágeis e quebradiços – não é por acaso que muitas vezes sentimos necessidade de cortar o cabelo após o verão, por exemplo. Por isso, é importante usar durante todo o ano protetores específicos para o cabelo.
4 – Aparelhos de qualidade
São muitas as mulheres que não prescindem das pranchas ou alisadores, e está tudo bem, desde que esses aparelhos tenham características que respeitem a fibra capilar. Além disso, não se esqueça da importância dos protetores térmicos para salvaguardar a saúde dos seus fios enquanto usa estas ferramentas térmicas.