Com a chegada dos dias quentes, saem do armário aqueles sapatos mais decotados que exigem ser usados sem meias. Ora, calor e fricção nunca correu muito bem. Nesse sentido, o resultado mais esperados é que, depois de umas horas disto, os pés comecem a queixar-se. Seja nos dedos, no peito do pé ou nos calcanhares, mais tarde ou mais cedo, a fricção vai dar resultados: daqueles que não gostamos nada.
As bolhas aparecem e, depois disso, só há uma solução: cobrir os pés de pensos, para gerir a dor. Não fica bonito, mas pelo menos não sentimos o pé a assar – perdoe-me, querida leitora, o gráfica que esta descrição foi, mas sinto que é a melhor forma de descrever a situação pela qual todas passamos. Mas e se eu lhe disser que há uma forma melhor de gerir este cenário?
Substitua os pensos tradicionais por pensos de gel hidrocolóide. Têm um efeito de absorção de humidade e ajudam no alívio da dor, uma vez que atuam como uma espécie de segunda pele. São muito discretos e criam um ambiente favorável à recuperação das bolhas, funcionando como barreira à humidade, poeiras e microrganismos.
Se ainda for a tempo de evitar, em vez de remediar, apresento-lhe os sticks Anti-bolhas. Com um formato semelhante ao de um batom, devem ser aplicados – tantas vezes quantas sejam necessárias – na zona dos pés onde se queira prevenir a fricção com o calçado. Esta camada acaba por criar uma película protetora invisível bem seca, que não escorrega, reduzindo de forma imediata o atrito.