Fonte de orgulho para algumas mulheres, de complexos para outras, os seios têm um papel importante na nossa autoestima. Todas queremos que eles sejam, acima de tudo, saudáveis, mas a maioria de nós gostava que eles fossem diferentes: maiores, mais pequenos, mais firmes, menos descaídos… Tudo isso se pode resolver atualmente com a ajuda da cirurgia estética, mas, mesmo sem recorrer a soluções radicais, há muito que podemos fazer para ter um peito bonito e mantê-lo no seu melhor: seja qual for a sua forma, tamanho ou idade.
A fisiologia dos seios é ingrata: a natureza sobrepõe sempre a função às exigências estéticas (que aliás mudam de era para era e até de país para país) e eles foram feitos para amamentar e funcionar durante a idade fértil, pouco importando, do ponto de vista da evolução da espécie, o facto de querermos viver os muitos anos que nos restam depois disso com seios à altura (literalmente) da nossa juventude interior. Constituídos por uma estrutura de tecido gordo glandular e fibroso, pendurada pela pele que a envolve e suportada por alguns ligamentos, os seios são frágeis. E a pele desta zona não lhe fica atrás em fragilidade. Fina como a do rosto, é pobre em glândulas sebáceas e facilmente desidrata, perde firmeza, enruga e mancha sob a ação dos raios UV. Já para não falar das estrias, que podem surgir quando há um aumento grande e súbito do seu volume durante a gravidez ou um aumento de peso. Por isso, tem de ser tratada com o cuidado que precisa e merece. Tente manter um peso constante, aplique protetor solar alto na zona do decote, faça o que lhe recomendamos nestas páginas, de forma consistente, e verá uma bela diferença.
Faça uma esfoliação semanal
Esfoliar a pele elimina as células mortas da superfície, deixando-a mais lisa e macia; promove a renovação celular, importante para manter a pele jovem; estimula a microcirculação, ajudando os nutrientes a chegar a todas as células. Mas como estamos a falar de uma zona onde a pele é particularmente delicada, temos de agir com delicadeza também.
Escolha um esfoliante suave (pode ser o que usa no rosto, mas tratando-se de uma zona grande, acaba por ser mais económico usar um esfoliante corporal).
Aplique sempre sobre a pele molhada, para ser mais suave e faça pequenos movimentos circulares, sem carregar muito na mão, nos seios, decote e pescoço, sem esquecer a zona entre os seios, que tende a enrugar, e evite os mamilos. Enxague bem a seguir.
A esfoliação não deve ser feita mais de uma vez por semana.
Crie um bom suporte muscular
Os seios estão assentes sobre o músculo peitoral, mas eles próprios não têm músculo que se possa trabalhar. Mas trabalhando as zonas musculares adjacentes vamos, ainda que indiretamente, ajudar a manter o porte dos seios. Tudo o que trabalhe os peitorais e os músculos da parte de cima dos braços, como flexões no chão ou na parede, e exercícios com halteres de mão, é benéfico.
Há um exercício clássico que funciona muito bem: de pé, com as costas direitas, junte as palmas das mãos à sua frente como se estivesse a rezar, à altura dos seios e um pouco afastadas de si, com os cotovelos na mesma linha, ombros e omoplatas puxados para baixo. Pressione as mãos uma contra a outra e relaxe. Repita umas 30 vezes.
Escolha o sutiã certo para si
Escolher um sutiã, sobretudo quando se tem um peito médio a grande, requer cuidado e tempo. O sutiã ideal apoia sem esmagar, eleva sem vincar as alças nos ombros e tem copas que se adaptam à forma dos seios. Se mal pode esperar pelo fim do dia para desapertar o sutiã, não está a usar o certo para si.
Tente ter uma variedade de sutiãs que sigam a evolução dos seus seios ao longo do ciclo mensal: faz toda a diferença no conforto.
Nunca, mas nunca, faça desporto sem um sutiã apropriado. Quando corremos ou saltamos, os seios podem deslocar-se com uma amplitude de movimento até 10 a 15 centímetros e, se não estiverem apoiados, além de doloroso é prejudicial.
Termine o duche com água fria
Jacques Courtin, o fundador da marca Clarins, dizia que o maior concorrente do seu negócio era a água fria. E é verdade que, enquanto a água demasiado quente é uma grande inimiga da pele porque destrói o filme hidrolipídico e a deixa desidratada, a água fria é a sua melhor amiga – neste caso, uma verdadeira amiga do peito. A sua ação vasoconstritora é naturalmente tonificante, estimula a circulação e promove a firmeza. Bónus extra: queima algumas calorias adicionais e reforça o sistema imunitário.
Tomar duche de água fria seria o ideal, mas se não aguenta mesmo, pelo menos ponha a água o menos quente que conseguir e termine com uma chuveirada de água fria dirigida para o decote e seios.
Não esqueça o autoexame
Tal como as mamografias, com a periodicidade recomendada pelo seu médico, os autoexames podem salvar-lhe a vida. Se conhecer bem as características dos seus seios, facilmente detetará alguma pequena alteração (em relação ao que é normal para si) que deva ser vista pelo médico. Faça-o uma vez por mês, uma semana após o final da menstruação ou, após menopausa, num dia certo que seja fácil de memorizar.
- De pé em frente ao espelho, com as costas direitas, observe atentamente os seios e zona circundante (até às clavículas e axilas), primeiro com as mãos na anca e depois com os braços levantados.
- Deitada de barriga para cima, faça a palpação do seio esquerdo com a mão direita e vice-versa. Vá pressionando com as polpas dos dedos juntos para sentir a textura em profundidade, com uma pequena rotação em cada ponto que vai examinando. Vá repetindo em toda a superfície do seio e zona circundante, até às clavículas e incluindo as axilas.
- Repita a palpação sentada e em pé.
Use um cuidado específico
Qualquer creme hidratante ou refirmante será melhor que nada para cuidar diariamente da pele dos seios, mas os cuidados específicos têm uma componente de firmeza mais intensa e texturas que ‘esticam’ a pele no momento da aplicação, dando a sensação de ter vestido um sutiã invisível.
Alguns deles têm também uma ação antienvelhecimento global, antirrugas e antimanchas: são os ideais para usar a partir dos 40-45 anos.
Uma dica: coloque o produto na porta do frigorífico, para juntar aos seus benefícios a ação tensora do frio.
Outra dica: se tem ruguinhas entre os seios, pode aplicar o seu sérum e/ou creme antirrugas de rosto também nessa zona, de manhã e à noite.