O Kodak Theatre em Hollywood voltou a vestir-se de gala para receber a 81º entrega dos Óscares, esta noite.
O actor Hugh Jackman foi o afitrião da festa que destingiu, sem grandes surpresas, os já galardoados com um Globo de Ouro, Kate Winselet como melhor actriz e a película de Danny Boyle ‘Quem quer ser bilionário?’ que levou para casa oito estatuetas douradas.
Sean Penn foi o outro vencedor da noite. Ganhou o Óscar de melhor actor pelo seu desempenho em ‘Milk’, o filme que retracta a vida do primeiro político assumidamente homossexual, deixando para trás a muito falada prestação de Mickey Rourke em ‘The Wrestler’.
O momento mais emotivo da noite aconteceu quando os pais de Heath Ledger receberam, pelo filho e a título póstumo, o Óscar de melhor actor secundário pela sua prestação em ‘Batman, o Cavaleiro das Trevas’.
Como melhor actriz secundária a Academia destinguiu a espanhola Penélope Cruz pela sua interpretação em ‘Vicky, Cristina, Barcelona’ de Woody Allen.
O grande derrotado foi o fime ‘O estranho caso de Benjamim Button’. Nomeado para 13 Óscares arrecadou apenas três: efeitos especiais, melhor caracterização e direcção artística.