Depois das declarações do coreógrafo Benjamin Millepied, noivo de Natalie Portman, em que referia que o trabalho de Sarah Lane (a bailaria que foi dupla de Natalie, no filme "Cisne Negro") foi pouco significativo no filme e que "85 por cento do filme é Natalie", agora foi a vez da bailarina profissional quebrar o silêncio.
Lane, 27 anos, queixa-se do seu trabalho não ter sido valorizado e sente-se injustiçada por ser creditada apenas como "modelo de mãos" e "dupla".
"As cenas de rosto e braços, são sem dúvida da Natalie. Mas isso não mostra a dança", disse Sarah Lane. Mas a bailarina foi mais longe e revelou que o produtor do filme, Ari Handel, pediu-lhe especificamente que não falasse do seu trabalho à imprensa. "Queriam passar a ideia de que a Natalie era um prodígio, tão talentosa que teria conseguido tornar-se numa bailarina em apenas um ano e meio, muito devido ao Óscar. Isso é um demérito para a profissão e não apenas para mim. Faço isto há 22 anos", disse.
Lane criticou também a própria performance de Natalie como bailarina: "Mesmo do ponto de uma dançarina profissional, ela não se aproxima de uma bailarina clássica e nem consegue dançar em pontas. Não consegue mover o corpo, é muito rígida. Dou-lhe crédito porque em apenas um ano e meio perdeu muito peso e esforçou-se muito para aprender o método da dança e para entrar na mente de uma bailarina profissional".
Mas Portman nunca escondeu o trabalho da sua ‘dupla’. Em novembro a atriz disse ao EW que teve a ajuda de uma bailarina e que "não era possível conseguir/aprender tudo num ano. Penso que foi melhor para todos que eu tentasse fazer o máximo possível".
Benjamin Millepied e Natalie Portman (Getty Images)
Sobre a polémica, a Fox Searchlight emitiu um comunicado onde reforçou que a maior parte das cenas utilizadas para a edição final do filme foram feitas com Natalie Portman. No comunicado podia ler-se: "Tivemos muita sorte por ter a Sarah para as sequências mais complicadas de dança, e agradecemos-lhe todo o seu empenho no trabalho. No entanto, a Natalie fez a maior parte das cenas de dança que usamos para o filme".
** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico **
Assine a ACTIVA em formato DIGITAL!