O grande vencedor da 69.ª edição dos Globos de Ouro, que ocorreu na noite passada, foi o filme francês ‘O Artista’. Uma produção francesa a preto e branco que ainda não estreou em Portugal e que representa uma homenagem ao cinema mudo de Hollywood. Uma produção que arrebatou três prémios: o de melhor comédia ou musical, melhor ator (Jean Dujardin) e melhor banda sonora original (Ludovic Bource). Uma noite de conquistas que reforça assim a sua posição de favorito aos Óscares de 2012, atribuídos no próximo dia 26 de fevereiro.
“Os Descendentes”, de Alexander Payne, foi o segundo vencedor da noite, conquistando nas categorias de melhor drama e melhor ator de dramático, com a interpretação de George Clooney. O ator superou Brad Pitt, em ‘Moneyball’, Leonardo DiCaprio, em ‘J. Edgar’, Ryan Gosling, em ‘Nos Idos de Março’ e ainda Michael Fassbender, em ‘Shame’.
Por sua vez, a estatueta para melhor atriz de drama foi direita para Meryl Streep que ganhou, assim, o seu oitavo Globo de Ouro, desta vez pelo papel seu desempenho em ‘The Iron Lady’.
A melhor atriz de comédia ou musical foi conquistada por Michelle Williams pela sua interpretação em ‘My Week With Marilyn’.
‘Uma Separação’, é uma película iraniana de Asghar Farhadi e ganhou o prémio de melhor filme estrangeiro, que estava em competição com o filme espanhol “A pele onde eu vivo”, de Pedro Almodôvar.
O cineasta Martin Scorsese vence o seu terceiro Globo na categoria de melhor realizador Scorsese por ‘Hugo’, a sua primeira obra em 3D.
Já Steven Spielberg, conquistou o prémio de melhor filme de animação com ‘As aventuras de Tintin’ e Woody Allen (que não foi à cerimónia) arrecadou o melhor prémio na categoria melhor guião original, com o filme ‘Meia-noite em Paris’.
A melhor canção original foi para Madonna, por ‘Masterpiece’, música do filme ‘W.E.’.
As séries também foram homenageadas e os destaques vão para a série televisiva ‘Modern Family’, que conseguiu o prémio de melhor série musical ou de comédia. E na categoria de melhor mini-série ou telefilme ‘Downtown Abbey’ foi o vencedor. Foi igualmente nesta categoria que Kate Winslet venceu o prémio de melhor atriz pelo seu desempenho em ‘Mildred Pierce’.
Por fim, mas não menos importante, destacou-se Morgan Freeman com o prémio carreira entregue por Sidney Poitier. Uma homenagem a que o ator reagiu da seguinte forma: “Nos filmes fui Nelson Mandela, presidente dos estados Unidos e Deus. Trabalhei com gente que admiro e que me ensinaram muito. Dizem que se te dedicas a algo que amas nunca chegas a trabalhar. Pois nesse caso não trabalhei nos últimos 45 anos da minha vida. A minha paixão sempre foi a representação.”