Numa altura do ano bem conhecida por todos como a época de maiores excessos gastronómicos, a Angelini convidou um grupo de famosos para preparar uma tradicional ceia de Natal sem sal, para provar que ‘sem sal’ não é sinónimo de insonso. Ana Galvão e Nuno Markl, Pedro Couceiro, Gustavo Lima, Xenica, Cinha e Pimpinha Jardim, Anabela Moreira, Cláudio Ramos, Guilherme Filipe, Martinho Silva, Heitor Lourenço, Adriane Garcia, Melânia Gomes, Iva Lamarão e Marco Costa foram alguns dos ilustres participantes nesta ceia.
O evento decorreu a 26 de Novembro, num workshop de culinária, em Lisboa. A comandar as operações estiveram os chefs Luís Magalhães e Pedro Marques, do Entra Restaurante, que demonstraram como se pode ter uma ceia de Natal requintada e saborosa, mas saudável. O tempero de serviço foi Bonsalt, o primeiro substituto do sal disponível nas farmácias e parafarmácias portuguesas, sem os malefícios conhecidos do sal convencional, que tem sódio.
O repasto começou com um Creme de Abóbora com Pesto de Nozes, a que se seguiu o Bacalhau com Puré de Grão e Crosta de Amêndoa. Para rematar em grande estilo, um Pudim de Natal. Todas as receitas foram confeccionadas sem sal, utilizando apenas o já referido substituto do sal com 0% de sódio.
Este workshop teve como objectivo consciencializar sobre o facto de os portugueses consumirem diariamente 12g de sal, mais do dobro do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (5g). É o sódio presente no sal convencional que faz disparar a tensão arterial e, por isso a necessidade de um substituto de sal corrente, com 0% de sódio, como Bonsalt.