Malala Yousafzai, a estudante de 15 anos, do Paquistão, ativista em defesa da educação das raparigas, e que foi alvejada na cabeça por um talibã, foi o alvo do discurso de Angelina Jolie na gala Mulheres no Mundo 2013 (Women in the World 2013).
A atriz subiu ao palanque em Nova Iorque para prestar homenagem a Malala, vítima dos talibãs em outubro passado, em sequência do seu trabalho para promover a educação das raparigas. A jovem recuperou graças a uma delicada intervenção cirúrgica realizada no Reino Unido e vive agora em Birmingham, com a sua família.
No seu discurso emocionado, Angelina referiu-se assim à determinação desta jovem: “a única coisa que importava a Malala era a escola. Balearam-na à queima-roupa na cabeça – e fizeram-na mais forte”
No evento, e para uma audiência de notáveis, como Meryl Streep e Diane Von Furstenberg, Angelina anunciou uma doação de 45 mil dólares do Fundo Malala para uma organização no Paquistão que educa 40 raparigas entre os 5 e os 12 anos, que de outra forma não poderiam estudar.
Malala esteve presente através de vídeo-conferência, e convidou todos “a suportar o fundo Malala e a tornar a educação de 40 raparigas na de 40 milhões”. E acrescentou que levar para a frente esta primeira doação era “o momento mais feliz da sua vida”.
Foi apenas depois de Angelina Jolie, representante do Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas, ter descido do palco, que Tina Brown anunciou que a atriz fizera recentemente um donativo pessoal de 200 mil dólares para o fundo.
E porque falamos de Angelina, não podemos deixar de referir o modelo clássico da Yves Saint Laurent que a atriz usou, uma escolha à altura do momento!