Nasceu a 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, nos EUA e aos 10 anos já era o vocalista dos Jackson 5, a banda que o juntava aos irmãos Tito, Jermaine, Jackie e Marlon e que rapidamente se tornou num dos maiores êxitos da editora Motown, vendendo mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.
Michael apostou numa carreira a solo no final dos anos 70, que em pouco tempo lhe valeria o cognome de Rei da Pop. Fez o disco mais vendido da história da música – ‘Thriller’ (1982) -, lucrou cerca de sete mil milhões de dólares durante sua vida, tornando-se o artista mais rico de todos os tempos e o primeiro cantor de ascendência africana a ser destacado pela MTV.
O filme ‘This is it ‘, lançado no ano da morte do ‘Rei da Pop’, mostra imagens inéditas captadas durante os ensaios para os concertos de Londres, que não chegaram a realizar-se devido à morte inesperada do músico, causada pela administração de propofol – “O meu leite”, como lhe chamava Michael.
A sua complicada vida pessoal, excentricidade e as alegações de abusos sexuais a menores, ainda hoje fazem correr tinta e movem processos em tribunal mas o legado artístico de Michael Jackson é enorme e inesquecível.
Recorde o cantor num dos seus vídeos que ficou para a história, ‘Black or White’, um piscar de olho à controvérsia sobre a mudança física do cantor, onde também se celebra a diversidade étnica e cultural.