
Cate Blanchett com o seu Globo de Ouro para Melhor Atriz Dramática, por ‘Blue Jasmine’.
AFP/Getty Images
A temporada de entregas de prémios está oficialmente aberta e Cate Blanchett soma e segue. Depois de ter ganho o Globo de Ouro para Melhor Actriz Dramática, arrecadou, no sábado 18, o galardão da mesma categoria nos prémios Screen Actors Guild, o sindicato de atores de cinema e televisão que votam no desempenho dos seus pares.
Mas, pouco depois de subir ao palco para fazer o habitual discurso de aceitação, o teleponto avisou-a que tinha menos de meio minuto para acabar "Estive afastada da indústria cinematográfica durante muito tempo, a fazer teatro… 29 segundos?! Se o Matthew McConaughey falou de Neptuno no discurso dele, acho que posso ter mais cinco segundos", brincou Blanchett, sendo muito aplaudida, depois.
A crítica da atriz era para a organização do evento, e não diretamente para o colega, mas o discurso de aceitação de McConaughey terá deixado "muita gente confusa, entre a assistência", como deu conta o site britânico E!Online.
McConaughey, que também está em maré ganhadora, recebeu o prémio para Melhor Actor, depois de já ter conquistado na mesma categoria o Globo de Ouro e o prémio dos Critics Choice Awards. Em palco, estendeu-se num longo discurso, no qual começou por reconhecer o mérito dos outros nomeados, falou da sua personagem em ‘O Clube de Dallas’ e da figura real que a inspirou, da relação dos actores com as personagens que interpretam, de como é dificil conseguir a interpretação ideal – e aqui entra a tal menção a Neptuno – e ainda achou tempo para contar a história de um homem que escapou da Russia num pequeno barco a remos que construiu.
Não admira que Cate Blanchett ficasse irritada com os seus 29 segundos.