Beyoncé foi a responsável pela aberta da 56º edição dos Grammy em Los Angeles, Califórnia. Na noite que celebra o melhor da música, ‘Queen B’ foi a responsável pela primeira performance, com o tema ‘Drunk in love’. Com um look ousado e o cabelo molhado, cantou ao lado do marido, Jay Z. A dupla sensação, autora de sucessos como ‘Crazy in love’, voltou a mostrar em palco a uma cumplicidade que superou a música e que passou para o plano do romance real.
As duplas foram mesmo as grandes vencedoras na noite: os franceses Daft Punk ganharam em quatro das principais categorias: melhor álbum ("Random Access Memories") e melhor gravação do ano ("Get Lucky"), tendo conquistado também os prémios de melhor atuação pop de um duo ou grupo ("Get Lucky") e melhor disco de música eletrónica ou dança ("Random Access Memories").
Os prémios continuaram a ser divididos a dois: Macklemore & Lewis venceram na categoria de “Artista revelação”, “Melhor álbum de rap”, “Melhor canção de rap” e “Melhor performance de rap”.
Outro novo rosto juntou-se à lista de vencedores, o da cantora Lorde, que aos 17 anos venceu o prémio de ‘Melhor Canção do ano’ com ‘Royals’, a música que já se tornou omnipresente nas rádio de todo o mundo.
A pianista portuguesa Maria João Pires voltou a estar nomeada para os Grammy, na categoria "melhor solo instrumental", mas o prémio foi atribuído a Corigliano: Conjurer — Concerto Para Percussionista e Orquestra de Cordas.
Os veteranos Black Sabbath levaram para casa o Grammy de Melhor Performance Metal, por "God Is Dead?", ao passo que o prémio de Melhor Canção Rock foi para "Cut Me Some Slack", de Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear com Paul McCartney (da banda-sonora do documentário Sound City ).
A cerimónia foi marcada por atuações emocionantes, como a reunião de Ringo Starr e Paul McCartney, que tocou o mesmo piano colorido usado pelos Beatles na “Magic Mystery Tour”, em 1967. Pelo palco passaram ainda Madonna, Taylor Swift, Lorde, Katy Perry, Pink, Daft Punk, entre outros.
Taylor Swift foi a grande deceção da noite. A cantora country, que dificilmente sai deste tipo de eventos de mãos vazias, não venceu nenhumas das quatro categorias para as quais estava nomeada. Mas em matéria de estilo voltou a ser uma das mais elegantes, numa passadeira vermelha em que a tendência foram os metalizados.
Confira todos os looks na galeria.