Assim que surgiram publicamente fotos de North exibindo o que pareciam ser brincos de diamantes, instalou-se a polémica. O Twitter explodiu com comentários, dividindo a opinião do público. Há quem não considere um ato grave, revelando alguma indiferença, no entanto, muitos foram aqueles que aproveitaram a situação para questionarem as capacidades do casal Kim Kardashian e Kanye West enquanto pais, afirmando que, dado a idade da criança, furar as orelhas torna-se um procedimento cruel.
Esta não é a primeira vez que as decisões tomadas pelos pais de North West são fonte de debate. Há alguns meses atrás corriam rumores de que Kim teria depilado as sobrancelhas da filha com cera, o que, apesar de ter sido prontamente negado pela modelo, não deixou de gerar alguma controvérsia.
Como acontece no site Parents, e apesar dos especialistas concordarem que a idade indicada para furar as orelhas às crianças é de facto uma decisão muito pessoal, alguns alertam para os potenciais perigos de fazê-lo demasiado cedo. Num artigo deste site, a pediatra do Seattle Children’s Hospital, Wendy Sue Swanson, alerta: “sempre que perfuramos a pele, criamos oportunidade para a infecção, e porque as crianças ainda têm sistemas imunológicos em desenvolvimento”. Por isso aconselha os pais “a esperarem até que a sua filha tenha pelo menos 6 meses de idade para furar as orelhas”. Por isso, o melhor mesmo é aguardar até que a criança possa tomar a sua própria decisão, e nesse sentido é aconselhável que esta atinja, pelo menos, cerca dos 10 anos de idade.
A idade mais adequada para este procedimento é sempre um tópico bastante sensível, até porque se trata de algo com um intuito meramente estético e, portanto, é natural interrogarmo-nps sobre a necessidade de proceder ao mesmo de forma tão precoce. No entanto, tratando-se de figuras públicas, este tipo de problemáticas são, inevitavelmente, lançadas para debate na esfera pública. Relembramos, por exemplo, que também Gisele Bundchen decidiu furar as orelhas da sua filha, Vivian Lake, em 2013, quando esta tinha aproximadamente sete meses de idade, induzindo nessa altura a mesma questão – qual é a melhor idade para furar as orelhas às crianças? A verdade é que a resposta para esta pergunta reside muitas vezes no contexto cultural no qual a criança se encontra inserida, já que esta é uma prática comum, ou até mesmo um costume, em certos lugares do mundo.