Miley Cyrus foi a mais recente celebridade ‘assassinada’ pela Internet. Os rumores da sua falsa morte começaram a correr no passado dia 19 de julho. O erro, desta vez, não foi fruto de falsos comunicados ou mal-entendidos. Segundo a MTV Austrália, tratou-se de um esquema sinistro criado propositadamente para persuadir as pessoas a clicarem no link da notícia, espalhando o mesmo pelo Facebook, consequentemente difundindo questionários online para lucro dos impostores.
O link que circulou pela Internet apresentava uma fotografia da Miley, supostamente em overdose, acompanhada da impactante manchete: “(CHOCANTE) Miley Cyrus encontrada morta na sua casa em Los Angeles!” Caso a imagem do falso artigo lhe tenha parecido familiar, deve-se ao facto de pertencer ao mais recente ‘videoclip’ da cantora para o seu single “Blonde SuperFreak Steals the Magic Brain”, com os músicos Moby e The Flaming Lips.
A intensificar a situação, ocorreram algumas circunstâncias que contribuíram para a divulgação do rumor. O facto de Miley ter sido hospitalizada abril passado devido a uma grave reacção alérgica, aliado à sua recente ausência das redes sociais, ajudou a alimentar ainda mais a especulação.
Não admira a rápida difusão do falso boato, já que a magnitude do tema atrai não só fãs preocupadas, como até os simples curiosos que navegam quase indiferentemente pelo Facebook.
No entanto, Miley não está sozinha. Parece que por alguma razão a Internet gosta de ‘matar’ as suas estrelas favoritas. Em março passado, por exemplo, um dos atores da série “Seinfeld”, Wayne Knight, foi declarado morto na sequência de um acidente de carro. Também em abril, a falsa ‘hashtag’ #RIPJenniferLopez tornou-se rapidamente popular no Twitter.