O ator Matt Damon, que foi nomeado para o Ice Bucket Challenge pelos seus famosos amigos Ben Affleck e Jimmy Kimmel, também quis realizar o desafio, apesar de não ter conseguido fazê-lo dentro das 24 horas estipuladas para tal. É que para além de a Califórnia, local da sua residência, estar a passar por uma seca, a nomeação para o banho gelado criou uma espécie de dilema para o filantrópico ator. Matt queria muito contribuir para ajudar a causa da Associação responsável pela pesquisa de uma cura para a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), mas não queria ter de desperdiçar água potável para fazê-lo.
Este não foi apenas um simples conflito de ideais humanitários, já que Matt Damon é co-fundador de uma organização sem fins lucrativos, chamada Water.org, cujo objetivo é providenciar água potável e soluções de saneamento para pessoas que vivem em regiões carentes do mundo. Assim, naturalmente, desperdiçar um balde de água parecia-lhe uma atitude incoerente e desnecessária.
No vídeo em que toma o seu, no mínimo refrescante, banho de gelo, Damon referiu: “Sou co-fundador da Water.org, e nós idealizamos o dia em que toda a gente terá acesso a um copo de água limpa, e há cerca de 800 milhões de pessoas no mundo que não o têm.” Neste sentido, realizar o desafio com água da sanita, pareceu-lhe a solução mais apropriada, sem gerar um conflito de interesses, nem pôr em causa os valores que defende. Antes do banho, acrescentou ainda, a propósito da sua mulher não achar muita piada à ideia, que a água das nossas sanitas, nas nações ocidentais, consegue ser mais limpa do que a água consumida em muitas comunidades carentes dos países em vias de desenvolvimento, e que, mais ainda, cerca de 2,4 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm sequer acesso a sistemas de saneamento básico.
Damon nomeou o ator George Clooney, o cantor Bono e o jogador da NFL, Tom Brady, para serem os próximos a realizar o desafio. Será que vão seguir o nobre exemplo do ator, e trocar a água do banho gelado por água da sanita?