
Eamonn M. McCormack
Cindy Crawford virou notícia no início deste ano, quando uma fotografia sem photoshop, da produção para a revista Marie Claire, se tornou viral.
Enquanto a maioria das mulheres viu nessa imagem menos perfeita um passo positivo, Cindy afirmou que foi um ato malicioso. “Senti-me apanhada de surpresa”, revelou a ex supermodelo à revista Elle Canadá. Alegadamente, a fotografia tinha sido manipulada digitalmente para exagerar as “falhas” que tinha.
“Essa imagem não reflete o que eu vejo quando me olho ao espelho, nem mesmo na má iluminação do camarim”, explicou ela.
Mas Cindy sentiu que não era capaz de falar contra o sucedido, uma vez que muitas mulheres viram isso como positivo. “Isso pôs-me numa má situação porque estou a rejeitar todas essas pessoas que se sentiram bem com isso, mas não queria apoiar aquilo porque não era real. E mesmo que fosse, eu não queria que fosse divulgada”.
No entanto admite: “Por vezes, as imagens que as mulheres veem nas revistas, fá-las sentir inferiores – ainda que a intenção nunca seja essa. Então, de alguma formal, vendo uma imagem minha daquela forma ajuda-as. Se era real ou não, não é relevante, embora seja relevante para mim. Não tento apresentar-me como perfeita”.
Quando a imagem se tornou viral, o fotógrafo John Russo disse em comunicado à ABC News que a imagem foi “roubada e depois alterada e distribuída para os media”. Russo acrescentou: “Foi dito que a fotografia representava uma imagem da Cindy sem ser retocada. Isso não é verdade. Essa é uma alteração fraudulenta da fotografia”