Madonna não conseguiu conter as emoções no primeiro concerto após os ataques terroristas em Paris, França. A cantora parou o espetáculo, em Estocolmo, na Suécia, para prestar tributo às vítimas e às famílias afetadas, e partilhar uma mensagem tocante.
“Na verdade, não preciso da minha guitarra para isto porque tem sido muito difícil para mim dar este concerto até agora e não esquecer o que aconteceu ontem à noite”, disse. “Preciso de aproveitar este momento para reconhecer a tragédia, as mortes trágicas e o fim sem sentido de vidas preciosas, que ocorreu a noite passada em Paris”, continuou.
A artista explicou que os ataques a fizeram questionar se devia subir ao palco nessa noite.
“Tem sido muito difícil acabar este concerto porque, de muitas formas, me sinto dividida. Penso porque estou aqui a dançar e a divertir-me quando as pessoas estão a chorar a morte de entes queridos”, disse. “No entanto, é exatamente isso que essas pessoas querem fazer. Querem calar-nos. Querem silenciar-nos. E não vamos permitir. Nunca vamos deixar que isso aconteça porque há poder na união e acredito que, tanto quanto há caos, dor, violência sem sentido e terrorismo, (…) há mais bondade (…) Estamos aqui para prová-lo”, declarou.
Madonna concluiu que a imposição do medo não deve ameaçar as liberdades individuais.
“Ia cancelar o meu concerto esta noite, mas depois pensei ‘Porque lhes vais dar isso? Porque vais permitir que eles te parem a ti e a eles de desfrutar a liberdade?”, disse ao público. ” Todos os lugares nos quais as pessoas foram assassinadas, eram lugares nos quais [as pessoas] se estavam a divertir, a desfrutar, a comer em restaurantes, a dançar, a cantar, a ver um jogo de futebol (…) essas são liberdades que merecemos (…) não há ninguém neste mundo que tenha o direito de nos impedir de fazer aquilo de que gostamos!”, concluiu.
A audiência, de 40 mil pessoas, aplaudiu numa demonstração de apoio a Madonna, que pediu um momento de silêncio para orar pelos afetados pela tragédia antes de cantar “Like a Prayer”.
Depois do concerto, a estrela usou o Instagram para agradecer o carinho do público.
“Obrigada Estocolmo! O concerto de hoje foi difícil, mas houve tanto amor nesta arena que me fez sentir que estávamos a transformar as trevas em luz”, escreveu. “E esse é o nosso trabalho enquanto seres humanos!”, concluiu.
Pelo menos 129 pessoas morreram e mais de 350 ficaram feridas num ataque terrorista do Estado Islâmico, em Paris. No passado dia 13, foi levado a cabo um conjunto de ataques coordenados por três equipas em seis locais diferentes, incluindo restaurantes, uma casa de espetáculos e um estádio de futebol.
Veja o vídeo do momento emocionante.