Alan Rickman, ator britânico que se celebrizou ao interpretar o Professor Snape na saga Harry Potter, faleceu esta manhã em Londres, após uma luta contra um cancro.
Rickman ficou conhecido internacionalmente quando, em 1991, encarnou o Xerife de Nottingham em ‘Robin Hood: Príncipe dos Ladrões’, onde contracenou com nomes como Kevin Costner e Morgan Freeman. No entanto, foi com o papel de Snape em Harry Potter que o ator inglês conseguiu notoriedade mundial. Dos 8 filmes sobre o feiticeiro, Alan participou em todos.
Era conhecido, sobretudo, pelos seus papéis de vilão em cinema, que contavam sempre com o aplauso da crítica e deliciavam os cinéfilos. Para além de Harry Potter, Alan Rickman foi o vilão de ‘Die Hard’, ao lado de Bruce Willis, e fez parte do elenco de outros filmes como ‘O Amor Acontece’ (2003), ‘Alice no País das Maravilhas’ (2010), entre outros. Foi galardoado com um Globo de Ouro em 1995 pelo seu papel de ‘Rasputin’ na série com o mesmo nome.
Contracenou ainda com Johnny Depp na adaptação cinematográfica do musical ‘Sweeney Todd: O terrível barbeiro de Fleet Street’, realizado por Tim Burton.
O seu último filme foi ‘Alice Through the Looking Glass’, onde deu voz à personagem de Luke Caterpillar.
Mas era também um dos mais reputados atores de teatro britânicos e nunca deixou os palcos, mesmo depois do sucesso na televisão e cinema. Chegou mesmo a fazer o musical ‘Private Lives’, na Broadway.
Conheceu a mulher, Rima Horton, quando ele tinha 19 e ela 18. Viviam juntos desde 1977 mas só casaram em 2015, depois de 50 anos de amor.