A atriz mexicana Kate del Castillo deu por si no meio de uma polémica global quando serviu de mediadora para realizar o encontro entre Sean Penn e o narcotraficante mexicano Joaquín ‘El Chapo’ Archivaldo Guzmán Loera.
No dia 13 de janeiro recorreu ao Twitter para partilhar uma mensagem – em inglês e espanhol – com os 2,6 milhões de seguidores, sobre os relatos que, segundo ela, “não são verdadeiros” sobre a sua alegada relação com o narcotraficante.
“Obrigada a todos pelo apoio nos últimos dias”, escreveu. “Não é surpresa nenhuma que muitos tenham escolhido inventar factos que acham que vão dar boas histórias e que não são verdadeiros. Estou ansiosa por partilhar a minha história convosco”.
Lembre-se que, em outubro de 2015, Penn voou para a selva do México, onde se encontrou com o ex-líder do Cartel de Sinaloa, com a ajuda de Kate. O artigo, publicado na ‘Rolling Stone’, causou polémica e, segundo o que uma autoridade anónima disse à Associated Press, despontou uma investigação por parte das autoridades mexicanas aos atores. As declarações de Kate del Castillo surgem depois de Sean Penn vir a público dizer que “não tem nada a esconder”.
O encontro pode ainda ter custado a liberdade de ‘El Chapo’. A mesma fonte disse à agência que as forças de elite conseguiram localizá-lo graças aos contactos efetuados para marcar o encontro para a entrevista em questão. O barão da droga, que estava a monte há seis meses depois de escapar de uma prisão de alta segurança, foi capturado no dia 9 de janeiro numa operação designada Cisne Negro.