O filme “Straight Outta Compton”, de 2015, foi um sucesso a nível global e apontado por muitos como um forte candidato a várias categorias na 88ª cerimónia de entrega dos Óscares. No entanto, a biografia do grupo de gangsta rap N.W.A apenas foi nomeada para Melhor Guião Original e a rejeição da Academia está a causar controvérsia.
De passagem pelo talk show de Wendy Williams, o rapper Ice Cube, membro fundador e produtor da longa-metragem, confessou que também “estava à espera de mais”, mas não ficou chateado ou surpreendido.
“São os Óscares. Eles fazem o que fazem”, disse o rapper. “As pessoas adoram e apoiaram o filme. Foi número um nas bilheteiras e fez mais de 200 milhões de dólares no mundo inteiro, não posso estar zangado”.
Ice Cube pode não ter ressentimentos, mas os utilizadores das redes sociais não deixaram passar em branco o facto de, mais uma vez, nenhum ator de outra raça ou etnia ter sido nomeado para um prémio na edição de 2016. São várias as pessoas que têm expressado o seu descontentamento através da hashtag #OscarsSoWhite (os Óscares são tão brancos).
“Aqui estão todos os nomeados para Melhor Ator (fila de cima), Melhor Atriz (fila de baixo), Melhor Ator Secundário e Melhor atriz Secundária! Nota alguma coisa em comum entre todos eles? Pelo segundo ano consecutivo, a Academia falhou em nomear pelo menos uma pessoa que não seja branca”.
Outro internauta fez referência ao facto de os negros servirerm para entreter, visto que Chris Rock será o apresentador da cerimónia este ano, mas não para serem reconhecidos pelo talento.
Lembre-se que a Academia divulgou a lista dos concorrentes à estatueta dourada e os únicos filmes com diversidade que conseguiram uma nomeação foram o já referido “Straight Outta Compton”, “What Happened, Miss Simone”, para Melhor Documentário, e “Creed”, para Melhor Ator Secundário, mas apenas os contribuidores brancos foram reconhecidos. O mexicano Alejandro González Iñárritu, realizador de “The Revenant: o Renascido”, também foi nomeado.
Para trás ficaram vários atores negros, louvados pelos desempenhos em 2015, como, por exemplo, Will Smith (Concussion), Samuel L. Jackson (The Hateful Eight), Idris Elba (Beasts Of No Nation) e a dupla Michael B. Jordan e Ryan Coogler (Creed).
A 88ª cerimónia de entrega dos Óscares terá lugar no dia 28 de fevereiro.