Furacão Katrina. O videoclip começa com a imagem de Beyoncé em cima de um carro da polícia a afundar-se nas águas das inundações em Nova Orleães, um dos estados norte-americanos mais afetados pelo Furacão Katrina.
Columbia
Furacão Katrina. As imagens de casas praticamente submersas em Nova Orleães são outra referência ao desastre natural. Aliás, no início do vídeo ouve-se a voz do comediante Messy Mya, assassinado em circunstâncias misteriosas até hoje naquele estado, a perguntar “o que aconteceu depois Nova Orleães?”, como se tivesse caído no esquecimento. Muitos consideram a resposta do Governo de George W. Bush ao desastre natural a maior tragédia de todas
Columbia
Illuminati. No início da música Beyoncé faz referência aos rumores de que faz parte de uma sociedade secreta, que inclui outras celebridade como Jay Z e Rihanna, que fez um pacto com o diabo para ser bem-sucedida e planeia dominar o mundo com o dinheiro e a tecnologia. É a primeira vez que se dirige à polémica e simplesmente disse “vocês haters são ridículos com essa treta dos illuminati”.
Columbia
Tradição. A mãe de Beyoncé, Tina Knowles, é natural de Nova Orleães e numa das cenas há uma referência a um funeral ao estilo daquele estado norte americano, com uma procissão ao som de música jazz
Columbia
Gastronomia do Sul. Não se pode falar de Nova Orleães sem falar de caranguejo, um dos pratos locais de eleição
Columbia
Amor próprio. “Gosto do cabelo da minha bebé, com baby hair [cabelos mais curtos] e afros. Gosto do meu nariz de negro com narinas dos Jackson Five” é apenas parte da letra da música, que faz referência às críticas recorrentes nas redes sociais ao cabelo de Blue Ivy – que aparece no vídeo orgulhosa do seu afro – e ao nariz do marido Jay Z. Ambos são muitas vezes gozados devido à aparência física.
Columbia
Cabelo afro/natual. Durante o vídeo, Beyoncé tem vários penteados tipicamente usados pelas negras, incluindo o seu próprio afro. O assunto é bastante sensível nessa comunidade.
Columbia
Escravatura. O corpete branco representa o século XX, quando os negros já eram livres, mas ainda tinham de trabalhar para os brancos racistas.
Columbia
Poder. Em contraste com a referência à escravatura, aparecem vários homens africanos, vestidos de preto, com um ar garboso. Isto representa a evolução dos negros e é como se Beyoncé estivesse a dizer há poder no nosso presente’.
Columbia
Martin Luther King. Um homem é visto muito rapidamente a segurar um jornal e na capa está o ativista político com a manchete “mais do que um sonhador”.
Columbia
Orgulho nas raízes. Na musica, Beyoncé canta “O meu pai é do Alabama, a minha mãe do Louisiana. Mistura-se o sangue negro com o crioulo e dá uma miúda do Texas”, uma referência ao orgulho em quem é. Mais à frente diz “ganhei todo este dinheiro, mas não conseguem tirar o campo de mim. Tenho molho picante na minha mala, swag”, uma alusão ao facto de apesar de ser bem-sucedida, ainda ter os mesmos gostos simples.
Columbia
‘Formation’. A palavra que dá o nome à música é uma referência à união entre as mulheres para chegarem mais longe.
Columbia
Brutalidade policial/movimento ‘Black Lives Matter’. Numa cena, um graffiti na parede diz “parem de nos alvejar”, uma referência aos muitos casos recentes de homens negros alvejados e mortos pela polícia nos Estados Unidos.
Columbia
Brutalidade policial/Movimento ‘Black Lives Matter’. Há uma cena poderosa na qual um menino a usar um capuz (como Trayvon Martin quando foi morto) dança à frente de um alinhamento de polícias de choque. Ele para e pões os braços para o ar e as autoridades fazem o mesmo. Por fim, há paz.
Columbia
Silêncio. As últimas palavras de Beyoncé na música são “mantém-te sempre graciosa, a melhor vingança é o teu dinheiro”, o que pode explicar por que nunca responde públicamente às polémicas em que se vê envolvida
Columbia
Destruição da comunidade. Finalmente, Beyoncé e o carro da polícia de New Orleães ficam completamente submersos nas águas da inundação, uma referência àquilo que pode acontecer à comunidade que permite o abuso de poder por parte das autoridades.
Columbia