GettyImages-509085358.jpg

Dimitrios Kambouris

Parece ter 20 anos, mas já vai fazer 40 este ano. Ryan Reynolds nasceu a 23 de outubro de 1976, em Vancouver, no Canadá. Filho de pai polícia e mãe vendedora, e o mais novo de 4 irmãos, todos rapazes, Ryan não sabia muito bem o que queria da vida quando era pequeno. Não foi nenhum menino prodígio da representação – por acaso até chumbou na disciplina de teatro na escola, mas ao integrar um grupo que fazia comédia improvisada descobriu que tinha talento e um grande sentido de humor – mas decidiu tentar a sua sorte no mundo do cinema e da televisão quando tinha 14 anos porque era uma maneira de ganhar dinheiro e estar entretido fora de casa. Concorreu ao casting da série ‘Fifteen’, da cadeia infantil Nickelodean, e conseguiu um papel que lhe permitia viajar para a Florida com muita regularidade. A série ainda durou três anos, findo os quais Ryan regressou ao Canadá. Pelo meio ainda gravou um filme no Sri Lanka, durante 3 meses, “uma aventura porque estava sozinho, sem pais por perto e num país em guerra civil”. De volta a Vancouver tentou prosseguir a carreira de ator, mas seguiram-se vários telefilmes sem fama nem glória (ainda que tenha participado em episódios de duas séries com êxito na altura: ‘Ficheiros Secretos’ e ‘Sabrina’) e depois foi o deserto. Estava prestes a desistir quando deu de caras com outro ator dos tempos de Nickelodean e ambos decidiram tentar a sorte na meca do cinema, Los Angeles.

Audições e um saco de plástico
A aventura em terras do Tio Sam não começou da melhor maneira. A primeira noite ficaram num hotel manhoso e na manhã seguinte descobriram que o velho jipe de Ryan, que deve ter ficado mal engatado, deslizou colina abaixo até ter encontrado um obstáculo. Resultado: teve de andar de carro sem portas durante uns 4 meses. O pior é que naquela altura, conta Reynolds, chovia desalmadamente em LA e cada vez que tinha de ir a um casting levava um saco de plástico com roupa seca para poder mudar e não aparecer nas audições molhado até à medula.
Em 1997, a sua sorte começa a mudar ao conseguir o papel de um dos protagonistas de uma série de sucesso, que durou 3 anos, ‘Two guys, one girl and a pizza place’. Aos poucos, Reynolds afirmava-se como jovem promissor e papéis com mais relevo começaram a bater à sua porta, como ‘Blade Trinity’ (2004) e o remake de um filme culto de terror ‘Amityville’ (2005). Mas 2009 seria o ano em que o seu nome se tornaria conhecido nos 4 cantos do mundo, não só por causa do seu papel no célebre filme ‘Wolverine’, ao lado de Hugh Jackman, mas sobretudo por participar na comédia romântica ‘A Proposta’, com Sandra Bullock.
A partir desse ano o sucesso disparou.

O currículo amoroso
Para as mais desatentas aqui fica um resumo do CV do ator: é casado com a atriz Blake Lively, desde 2012, com quem tem uma filha de 2 anos, James Reynolds. Não, não nos enganámos, é mesmo assim, James, em homenagem ao pai do ator que faleceu em 2015. Não foi o seu primeiro casamento, esse foi com Scarlett Johansson, que durou apenas 2 anos. Namoradas famosas teve várias, segundo os rumores, mas ele só confirma duas: Rachel Cook Leigh, também atriz, e a cantora canadiana Alanis Morissette, com quem estava de férias numa das ilhas da Indonésia em 2004, quando aquela zona foi atingida por um terrível tsunami que matou mais de 230 mil pessoas. Felizmente o casal não sofreu nada porque estava no lado da ilha que não levou com o embate da onda gigante. O casal separou-se em 2006 e Alanis confessa que o seu álbum ‘Flavors of Entanglement’ foi inspirado pela separação.

Uma história de amor
2011 Conhece Blake Lively durante as filmagens de ‘Lanterna Verde’, um filme do qual não guarda grandes memórias, até diz em jeito de brincadeira que é o filme que mais o faz chorar.

2012 Casa com a atriz na Carolina do Sul, numa cerimónia simples e discreta com apenas 70 convidados.

2014 A 16 dezembro nasce a filha do casal e compram uma casa nos arredores de Nova Iorque, em Bedford, avaliada em 7,5 milhões de dólares.

Prazer em conhecê-lo
Apesar de ser um ator conhecido não gosta muito de se expor, por isso fomos investigar um pouco para sabermos mais alguns pormenores. Ficámos a saber, por exemplo, que é muito ativo no Twitter (siga-o: @VancityReynolds), que os seus atores favoritos são Albert Brooks e Steve Martin, que adora ouvir Neil Young – embora no duche cante ‘Hold on’ das Wilson Philips –, que Amesterdão é a sua cidade favorita. Aliás, Ryan adora viajar e tem uma paixão por motas, tendo conseguido juntar estas suas duas paixões quando atravessou a Nova Zelândia de mota. Tentou fazer o mesmo na Austrália, mas não foi bem sucedido. O amigo com quem viajava teve um acidente e tiveram de interromper a aventura para ir para um hospital. Antes de ser uma celebridade adorava viajar de mochila às costas e dormir em pensões estrelinha em qualquer parte do mundo. Agora, diz estar demasiado burguês, e seduz-se com facilidade pelo luxo.
Apesar deste amor pelas viagens, confessa que a parte de andar de avião é o que menos lhe agrade, isto porque tem medo de voar desde que passou por uma assustadora experiência enquanto fazia paraquedismo: o seu paraquedas não abriu e teve de recorrer ao de emergência. Trauma!
Antes disso, já se tinha magoado a valer quando fez skydiving de uma ponte em Zurique, na Suí-ça, e magoou-se seriamente nas costas. Também foi esta a parte do corpo que voltou a pregar-lhe uma partida quando estava a treinar para um papel em ‘Deadpool’ (filme recentemente estreado em Portugal em que Ryan interpreta um anti-herói com superpoderes e um sentido de humor muito negro), em 2014. Foi para o ginásio às 6h da manhã para treinar, quando deu por si deitado no chão do ginásio sem conseguir levantar-se, sem ninguém por perto para o ajudar e sem telemóvel. Teve de se arrastar até casa, literalmente, felizmente, diz ele, era só a dois quarteirões de distância.
No entanto, continua a ser um amante do desporto. Já participou na maratona da cidade de Nova Iorque para apoiar a Fundação Michael J. Fox, uma associação que angaria fundos para a investigação ligada ao Parkinson, doença que vitimou o pai de Ryan em 2015. A sua relação com o pai nunca foi fácil, admite, e confessa que tanto ele como os seus irmãos eram uns autênticos selvagens, e ele, como era o mais novo, não era tanto irmão mas antes um alvo em movimento. Todos os dias faziam tantas asneiras que só faltou atear fogo à casa. Nunca tinha pensado seriamente em ser pai, mas ficou conquistado assim que viu a sua filha e já pensa em ter mais. “Adoro ser pai, não me importo nada de acordar 5 vezes durante a noite para mudar fraldas ou o que for preciso, até posso estar morto de cansaço mas não me queixo”, confessou à GQ há uns meses. Não sabemos se foram estas declarações que o levaram a ser eleito, há 2 meses, o Pai mais Sexy do Planeta pela revista People, a sua segunda nomeação depois de em 2010 ter sido já considerado o Homem mais Sexy.

1001 faces
Apesar de ser mais conhecido como herói romântico e de comédia, Ryan tem conseguido mostrar a sua versatilidade em papéis muito mais sérios, como em ‘Mulher de Ouro’, ‘Prisioneira’, ‘Selfless’, e em ‘Mississipi Grind’ (que estreou em abril), onde interpreta um jogador de poker, prestação que já recebeu o aplauso da crítica. Na animação podemos ouvi-lo como voz de Turbo, o caracol fulminante, de Guy dos primitivos Croods e ainda em Family Guy. Será que Ryan Reynolds desistiu das comédias românticas? “Não, só que os bons papéis são cada vez mais difíceis de arranjar”, assegura o ator ao jornal britânico The Guardian. Ufa, estamos mais descansadas! Aguardemos então.

Mais no portal

Mais Notícias

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1719

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1719

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

Portugália Belém reabre renovada em ano de centenário

Portugália Belém reabre renovada em ano de centenário

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1720

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1720

As melhores imagens do casamento de Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Araújo Martins

As melhores imagens do casamento de Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Araújo Martins

Conheça Cândida, a concorrente mais ousada de

Conheça Cândida, a concorrente mais ousada de "Hell's Kitchen"

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Rainha Letizia celebra 53.º aniversário

Rainha Letizia celebra 53.º aniversário

Glamour e elegância na gala dos International Emmy Awards

Glamour e elegância na gala dos International Emmy Awards

Tudo isto é cinema

Tudo isto é cinema

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Estará Portugal preparado para as próximas tempestades?

Estará Portugal preparado para as próximas tempestades?

O que os cientistas descobriram ao

O que os cientistas descobriram ao "ressuscitar" o vírus da gripe espanhola

Ovos

Ovos "ilibados" no caso do colesterol

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Antecipar o futuro: a visão da WTW sobre os riscos emergentes

Antecipar o futuro: a visão da WTW sobre os riscos emergentes

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Todos os visuais que deslumbraram nos Emmy Awards

Todos os visuais que deslumbraram nos Emmy Awards

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

"A Inteligência Artificial tem tanto sucesso por tornar fácil fazer igual. O problema não é as máquinas fazerem músicas como homens, o problema é os homens fazerem músicas como máquinas"

O

O "look" de Letizia no reencontro com a filha em Marín

Dia da Criança: 5 sugestões para te divertires

Dia da Criança: 5 sugestões para te divertires

Técnico e Vinci Energies Portugal apresentam novo Formula Student para 2025/2026

Técnico e Vinci Energies Portugal apresentam novo Formula Student para 2025/2026

A poesia que sai à rua em Salvador

A poesia que sai à rua em Salvador

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Samsung vai lançar smartphone dobrável tríptico até final do ano

Samsung vai lançar smartphone dobrável tríptico até final do ano

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Vasco Futscher - O mundo inteiro em cada forma

Vasco Futscher - O mundo inteiro em cada forma

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Centro Histórico do Porto: A alma que resiste

Centro Histórico do Porto: A alma que resiste

Portugal é racista. Mas não somos todos?

Portugal é racista. Mas não somos todos?

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

Vendas da Tesla na Europa estão em queda

José Moutinho está apaixonado: “A Irmina é a primeira namorada que apresento desde a separação”

José Moutinho está apaixonado: “A Irmina é a primeira namorada que apresento desde a separação”

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta