
Perante a pandemia que enfrentamos – e que nos apanhou a todos de surpresa -, apercebemo-nos que tomámos muitos hábitos como garantidos. Se antes as idas ao supermercado ou ao café eram banais, quando tudo passar, terão, com certeza, outro sabor.
Uma outra mudança tem a ver com o mundo das artes. Afinal, se agora é aconselhado manter algum distanciamento, bem como evitar beijos e abraços, como são gravadas as cenas mais íntimas na televisão ou cinema? No caso de várias novelas portuguesas, as cenas de beijos foram eliminadas de muitos guiões. Mas há exceções.
“Vamos ser testados num dia, vamos ficar de quarentena até termos o resultado do teste, e, depois, vamos gravar as cenas todas de intimidade”, referiu o ator português Pedro Teixeira, durante uma recente emissão do “Somos Portugal”, na TVI. Já Filipe Vargas, brincou: “Vai ser tudo num só dia. Vai ser uma pouca-vergonha de manhã à noite”.
Ita O’Brien, coordenadora profissional de intimidade para cinema e televisão, diz, segundo a Cosmopolitan, que a nova realidade pode passar por táticas de produção em que as cenas sejam escritas de modo a ser mantidas as devidas distâncias.
Exemplo disso, explica, é a técnica já usada nos anos 50, de parar a cena no preciso momento em que o clima começa a ficar mais “quente”. E Raquel Flesher, cujas funções se assemelham às de Ita, concorda: “as audiências têm excenlente imaginação!“.
Além disso, Flesher refere que também podem ser usadas técnicas de filmagem específicas, às quais chama “técnicas de disfarce“, usadas, por exemplo, em cenas de lutas. “É algo que já fazemos para simular cenas sexuais. Mas há formas de o fazer com beijos. Há maneiras de cortar para dar a entender que estamos prontos para beijar“, diz.
E, claro, os efeitos especiais e técnicas de edição também são uma grande ajuda. Segundo o produtor Bradley Bell, em conversa com o The Hollywood Reporter, o plano é que as filmagens sejam feitas com os atores a manter as devidas distância, ou mesmo sem estarem no mesmo local ao mesmo tempo.
“Iremos gravar um lado do casal numa cena romântica, sozinhos, no quarto, mas a olhar para um local muito perto deles. Depois, gravaremos o outro lado, sozinho. Quando juntamos, em edição, parece que os dois estão nariz com nariz“, rematou.