O vestido que Marilyn Monroe elegeu para cantar Happy Birthday Mr. President a John F. Kennedy continua a dar que falar.
A peça icónica, que foi feita à medida por Bob Mackie exclusivamente para a atriz, terá ficado danificada depois de Kim Kardashian a ter levado emprestada do museu de curiosidade Ripley’s Believe it or Not para desfilar na passadeira vermelha da Met Gala 2022.
Isto de acordo com novas fotografias publicadas pelo colecionador Scott Fortner, da @marilynmonroecollection, que mostram rasgões no fecho traseiro, bem como cristais e lantejoulas em falta, sendo que alguns ficaram literalmente pendurados por um fio. “Valeu a pena?” pergunta Fortner na legenda.
De recordar que, inicialmente, o vestido ficava pequeno a Kardashian e o museu não deu permissão à socialite para usar a peça no evento. Entretanto, a ex-mulher de Kanye West perdeu cerca de 8 kg em tempo recorde só para cumprir o objetivo, o que gerou muita polémica entre o público em geral e, claro, muitos elementos da comunidade médica.
De resto, a decisão de Kim de usar a criação vintage sempre foi considerada controversa. O próprio Bob Mackie veio a público dizer que não estava de acordo com o que muitos viram como um capricho da estrela de reality TV.
“O vestido foi desenhado para a Marilyn. Mais ninguém devia ser visto naquele vestido”, disse o designer à publicação Entertainment Weekly em maio passado.
Já a maioria dos conservadores de moda ecoou os mesmos sentimentos, alegando que o tecido do vestido, que tem mais de 60 anos, era demasiado frágil para sustentar Kim a usá-lo.