A rainha Letizia está em Nova Iorque a propósito da reunião organizada pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde, no âmbito da semana da Assembleia Geral das Nações Unidas 2022. Aproveitando esta visita, Letizia esteve no Instituto Cervantes de Nova Iorque para perceber as investigações em curso na luta contra o cancro e foi precisamente neste espaço que protagonizou o momento mais falado desta sua viagem.
Ao chegar, Letizia vê o embaixador de Espanha nos Estados Unidos, Santiago Cabanas, que a esperava para lhe dar as boas-vindas àquela instituição. Antes que ele tivesse tempo de dizer alguma coisa, a rainha interpelou-o, sorridente, afirmando: “Aperta-me a mão como a um homem”. Enquanto dizia isto, estendeu-lhe a mão e o embaixador anuiu ao pedido, cumprimentando-a, assim, com um aperto de mão.
O pedido, que é audível num vídeo, tornou-se viral e tem sido alvo dos mais diversos comentários. A verdade é que a rainha Letizia opta sempre por cumprimentar as pessoas desta forma, salvo algumas exceções que já aconteceram, mas com as quais não se sabe se a rainha se sente confortável.