Tem património avaliado em cerca de 835 milhões de euros e a imprensa britânica descreve-a como a filha do “Bill Gates da Índia”. Mas a verdade é que o seu início de vida não se pautou por esta fortuna. Filha de dois engenheiros informáticos, Akshata Murty nasceu na Índia, em 1980, numa altura em que os pais tentavam singrar profissionalmente, pelo que, com poucos meses de vida, foi viver com os avós paternos numa cidade perto de Goa. Quando os pais se conseguiram afirmar na sua área, regressou para casa, onde já se vivia desafogadamente, mas sem luxos. Na verdade, os pais nunca quiseram ter televisão em casa durante a infância dos filhos para fomentarem atividades orientadas para a família, bem como a leitura e o gosto pelo estudo.
Para seguir os seus sonhos, Akshata escolheu estudar numa universidade privada da Califórnia – Claremont McKenna College – onde estudou Economia e Francês e, mais tarde, ingressou no Instituto de Moda, Design e Publicidade de Los Angeles. O seu percurso académico terminou quando tirou o seu MBA em Stanford, onde conheceu Rishi Sunak. Quatro anos mais tarde, casaram numa grandiosa cerimónia de dois dias em Bangalore.
Além das ações que detém da empresa do pai, avaliada em 790 milhões de euros, Akshata tem participações em várias empresas inglesas, sendo dona da Catamaran Ventures, que investe em startups. Apesar de estar prestes a mudar-se para o número 10 de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Akshata e Rishi têm várias casas no Reino Unido – uma no exclusivo bairro de Kensington, avaliada em oito milhões de euros; um apartamento em Old Brompton Road, e uma mansão em North Yorkshire, de 1,7 milhões de euros. Têm, também, uma casa em Santa Mónica, na Califórnia, onde passavam grandes temporadas com as filhas, Krishna e Anoushka. Agora, Akshata Murty prepara-se para assumir um dos papéis mais importantes da sua vida, mantendo-se como o grande apoio de Rishi Sunak.