É uma das mais seguidas em Hollywood e tornou-se na preferida da rainha Letizia. Isto porque a dieta Perricone promete melhorar de dentro para fora, assegurando resultados excelentes e quase imediatos, que se prolongam no tempo. Popularmente conhecida como a dieta da juventude, os seus princípios advêm das investigações conduzidas pelo dermatologista Nicholas Perricone, que sempre acreditou que os sinais de envelhecimento não tinham que ser inevitáveis.
Na verdade, rapidamente percebeu que a inflamação do nosso organismo, que era capaz de provocar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, stress ou depressão, também era responsável pela qualidade da nossa pele. Isto porque produz um aumento dos radicais livres, o que conduz a uma aceleração dos sinais de envelhecimento.
Para evitar esta inflamação, Perricone usa um método de alimentação baseado em produtos antioxidantes e proteínas de qualidade. Neste sentido, esta é uma dieta rica em água, peixes, frango, azeite, frutas e vegetais antioxidantes, que promove a redução do consumo de açúcar e de hidratos de carbono simples, diminuindo, assim, os radicais livres do organismo – principal causador das rugas e flacidez da pele.
O café e o tabaco estão estritamente proibidos nesta dieta. Além da alimentação, o uso de cremes antienvelhecimento e de suplementos alimentares, como a vitamina C, coenzima Q-10, ômega 3 e cromio, também são aconselhados.