“Desde que o Bernardo entrou na nossa vida, ela ficou mais bonita, mais cheia de cor e alegria. O Bernardo vive no mundo dele, dá abraços quando lhe apetece, beijos a fugir, festinhas que não duram mais que 10 segundos. Descobri um amor incondicional”. Foi desta forma repleta de ternura que Luís Borges ilustrou um vídeo que partilhou no seu Instagram, assumindo-se como o embaixador português da Barbie com Síndrome de Down. Aceitar este convite confirma o empenho de Luís Borges como impulsionador na promoção da inclusão, igualdade e aceitação da diferença, partilhando na primeira pessoa a experiência de ser pai de uma criança com síndrome de Down.
Bernardo, de 13 anos, é uma inspiração para a família e a verdade é que o lançamento da Barbie com síndrome de Down permite que ainda mais crianças se possam ver a si mesmas nestas bonecas. A marca tem vindo a querer refletir o mundo à sua volta, estimulando a aceitação da diferença, e inspirando todas as crianças a contarem mais histórias através de brincadeiras. “É na celebração da diferença que as sociedades são mais ricas, é ao conhecermos a realidade do outro que nos tornamos mais empáticos e tolerantes em relação ao próximo. E isso é tão importante. Estou muito feliz com esta mega novidade da Barbie, a Barbie com síndrome de Down. Não só por ter o Bernardo na minha vida, mas por saber que a representatividade é sem dúvida um passo muito importante para a mudança de mentalidades e para uma sociedade mais justa e tolerante. Somos todos diferentes, e a beleza da vida está exatamente nessa diferença. Celebremos a diferença”, revela Luís Borges.
Inserida na linha mais inclusiva de bonecas do mercado, as Barbie Diversity Fashionistas, têm como objetivo“permitir que todas as crianças se possam rever na Barbie e, em simultâneo, encorajarmos as crianças a brincarem com bonecas que não se pareçam consigo mesmas. Brincar com bonecas fora da experiência vivida pela própria criança pode ensinar compreensão e criar uma maior noção de empatia, levando a um mundo de maior aceitação. Estamos orgulhosos de apresentar a boneca Barbie com síndrome de Down para melhor refletir o mundo à nossa volta e aprofundar o nosso compromisso em celebrar a inclusão através de brincadeiras.” afirma Lisa McKnight, vice-presidente Executiva e Diretora Global da Barbie & Dolls, Mattel.