Apresentadora e produtora de televisão, atriz, autora e empresária. A multi-hifenada Oprah Winfrey é um caso raro de sucesso no mundo do entretenimento. Como tal, é muito requisitada para discursar em cerimónias de graduação.
Em 2012, fez um discurso inspirador na Universidade de Spellman, na cidade de Atlanta, em que falou aos jovens finalistas sobre a importância de se conhecerem e qual seria o seu contributo para o mundo. Deu o próprio exemplo, revelando que teve problemas de identidade até perceber que era mais do que as suas ocupações.
Retirámos algumas conclusões das palavras marcantes da estrela. Eis os três passos de Oprah Winfrey para o sucesso:
-
- Conhecer-se bem
“Ser capaz de responder às perguntas ‘Quem sou?’ e ‘O que quero?’ Não quero apenas ser bem-sucedida. Não quero apenas deixar uma marca ou ter um legado. A resposta a essas perguntas é: desejo realizar o sentido mais elevado e verdadeiro de mim mesmo como ser humano.
Temos de ter algum tipo de visão para a nossa vida. Mesmo que não tenhamos um plano, temos de ter uma direção que queremos seguir. Existe um plano ou estão só à boleia? Vocês querem estar no lugar do condutor das vossas vidas, ou a vida vai simplesmente guiar-vos”. - Encontrar um propósito
“Martin Luther King disse que nem todos podemos sr famosos, mas todos podemos ser ótimos, porque a grandeza vem do propósito. A verdade é que é preciso serviço e significado. Se olharmos para a maioria das pessoas bem-sucedidas no mundo, quer saibam ou não, elas têm este paradigma de serviço.
Eu tomei a decisão de que não iria apenas continuar a aparecer na televisão. Mas, em vez disso, seria uma plataforma para o bem. Usar a televisão como um serviço mudou a minha carreira exponencialmente.
Podem seguir o exemplo ao usarem o que quer que produzam para retribuir ao mundo. Quando mudamos o paradigma para o serviço e o fazemos com significado, o sucesso segue-nos”. - Fazer sempre a coisa certa
“Sejam sempre excelentes. As pessoas reparam. Por exemplo, vão ao [restaurante de fast food] Taco Bell e alguém dá-vos guardanapos e molhos extra. É isso, até mesmo no Taco Bell a excelência é notada.
Toda a gente fala sobre construir uma marca; eu nem sequer sabia o que isso era. O que reconheço agora é que a minha escolha de fazer a coisa certa, a coisa excelente, é o que criou a marca. Quando somos excelentes, tornamo-nos inesquecíveis. Queremos ser inesquecíveis e não olvidáveis. Isso consegue-se através da coisa certa, quando ninguém sabe que estamos a fazê-la”.
- Conhecer-se bem