Durante uma viagem à Índia em 2016, Oprah Winfrey colecionou experiências e memórias que mudaram a sua vida. Um delas, envolve o “chai”, uma combinação aromática local, que descreve como “o mais incrível” que já experimentou.
No site da sua revista, a apresentadora fala sobre o momento em que conheceu uma família cuja casa consistia numa divisão com 100 metros quadrados.
“Este marido e mulher comiam, dormiam e criavam as suas três filhas encafuados num espaço tão pequeno que nem sequer tinham espaço para mudar de ideias,” brinca.“Mas tinham chai”.
Winfrey explica que o patriarca usou um serviço que, provavelmente, já estava na família há várias gerações para servir a bebida, que consiste na mistura especiarias e ervas aromáticas indianas.
“Aprendi qual é o ponto de ebulição perfeito para a água purificada – 100 graus para folhas negras, 79 graus para folhas brancas e verdes. Ao mesmo tempo, vaporizo bebida de amêndoa,” começa por dizer. Descobri que o tempo de infusão depende da altura do dia em que preparamos o chá; a infusão de duas colheres de sopa [de ervas] durante três minutos e meio às 16H30 é uma garantia de que vou ter energia até às 4:30 da manhã.”
A estrela revela ainda que descobriu uma certa beleza no processo de preparação e que começou a incorporá-lo as suas manhãs. Depois de acordar, medita e depois delicia-se com o “chai”.
“Enquanto a infusão apura, a minha mente fica mais clara; à medida que os sabores se desenvolvem, os meus pensamentos ficam em foco. Eu fico centrada e calma. Ficou preparada para o que quer que o dia me traga.”
Oprah termina dizendo que espera carregar o sentido de hospitalidade, humildade e generosidade que os Hedges, a tal família indiana, lhe ofereceram naquele lar recheado de amor e que, graças a eles, sente que é uma honra e um ato de graciosidade partilhar uma chávena de chá com outras pessoas.