Dakota Johnson falou sobre a forma como controla a ansiedade e a depressão com esta rotina de cuidados.
Há dois tipos de pessoas na vida: aquelas que, com quatro horas de sono, têm energia suficiente para enfrentar o dia inteiro e aquelas que, como a atriz Dakota Johnson, de 34 anos, sem as suas dez horas de descanso não são uma pessoa. A atriz chocou o mundo esta semana ao partilhar com o The Wall Street Journal a sua rotina diária, à qual dá prioridade para manter um estado de espírito calmo e um estilo de vida o mais saudável possível. E diz o seguinte: “Não sou funcional se dormir menos de 10 horas. O sono é a minha prioridade número um na vida. Consigo dormir durante 14 horas seguidas“.
A filha dos atores Melanie Griffith e Don Johnson sempre falou abertamente sobre a sua saúde mental. Tem desabafado publicamente sobre os seus ataques de ansiedade e sobre a forma como ficou marcada pela depressão, aos 15 anos. A atriz não se cansa de destacar a importância de falar sobre estas questões, a fim de normalizar o que era tabu há apenas alguns anos e de ajudar qualquer pessoa que possa estar numa situação difícil. Como parte desta ideia, Johnson partilhou como é o seu dia a dia.
“Não tenho uma hora fixa [para acordar]. Depende do que se está a passar na minha vida. Se não estiver a trabalhar, se tiver um dia de folga na segunda-feira, durmo o máximo que puder.” Para além do descanso, a estrela de As Cinquenta Sombras de Grey dedica parte do seu dia à meditação. “Faço-a duas vezes por dia. Faço meditação transcendental. Ultimamente, tenho feito muita respiração e isso tem-me ajudado muito com a minha ansiedade. Se a meio do dia penso ‘Oh Deus, o que é este mundo?’, meto-me no banho. Acho que a água me faz descer à terra.“
Apesar dos hábitos, nem todos os dias são bons. O companheiro, o cantor dos Coldplay, Chris Martin, dá-lhe uma ajuda quando ela não está bem. “Há algumas semanas, estava a ter um dia triste, e o meu companheiro disse-me: ‘Estás a passar um mau bocado’, e eu disse: ‘Não? Ele disse: ‘Querida, estás a usar uma t-shirt do Cats. Cats, como no musical. Acontece que eu estava mesmo a passar mal. Nessa altura, ele pegou em mim e levou-me dali para fora”. Na mesma conversa, acrescentou: “Acho que, na maior parte das vezes, como devem calcular, falo sobre depressão ou ansiedade de uma forma muito autocrítica. Talvez, por vezes, seja mais fácil para mim olhar a situação de frente se a mascarar com comédia. Se não me rir, é provável que acabe a chorar.“
O seu último trabalho é a locução do documentário da IFC Films sobre Shere Hite, a educadora sexual feminista que ganhou fama nos anos 70 com a publicação do seu livro inovador The Hite Report, no qual compilou os resultados dos seus inquéritos a milhares de mulheres sobre as suas vidas sexuais. Foi tão criticada que se mudou para a Europa. Johnson aproveitou a oportunidade para a defender: “Ela era hiperinteligente e articulada e apresentava dados quantificáveis que davam uma visão sobre a sexualidade feminina e o orgasmo feminino. É uma pena que ela tenha sido apagada da história”. A atriz é também codiretora criativa da marca de bem-estar sexual Maude. Um outro lado que a fez ser curadora de uma exposição no Miami Museum of Sex, Modern Sex: 100 Years of Design and Decency, na qual destacou o trabalho de Hite.
Dakota Johnson dorme 14 horas por dia…
Dakota Johnson dorme 14 horas por dia…
Dakota Johnson dorme 14 horas por dia…