Eu sei, eu sei. Óleo também não era a primeira coisa em que pensava quando se falava em desmaquilhantes. Até ao dia em que experimentei um.
Se está habituada a toalhitas desmaquilhantes (por favor, pare!), esta opção é — absolutamente — melhor. Quer ao nível da eficácia, quer ao nível da sustentabilidade. E mesmo que já tenha uma preocupação ambiental e use água micelar e discos reutilizáveis ou até mesmo toalhas desmaquilhantes… Experimente um óleo. Sem compromisso. Se não gostar, pode voltar ao seu método de eleição. Mas, permita-me, duvido que isso vá acontecer.
Se tiver pele oleosa, 1) fico surpreendida por ter aberto este artigo (e orgulhosa!); e 2) não precisa de torcer o nariz e pensar já que a pele vai desatar a produzir ainda mais sebo, os poros vão entupir e a sua pele vai explodir de borbulhas. Não, não tem de acontecer. É mais provável que seja uma maquilhagem mal removida a provocar tal cenário dantesco do que propriamente o óleo desmaquilhante.
A grande vantagem de usar um óleo para se desmaquilhar é que não precisa de absolutamente mais nada no processo. Esqueça as toalhitas, os discos de algodão ou as toalhas desmaquilhantes. A única coisa de que precisa quando usa um óleo destes é… das suas mãos.
Como funciona
Com o rosto seco, coloque um ou dois pumps do óleo nas suas mãos. Espalhe por todo o rosto, insistindo nas zonas onde tem mais maquilhagem — os olhos, por exemplo. Vai sentir a maquilhagem — literalmente — a derreter nas suas mãos. E nem preciso de usar aspas quando digo derreter. Garanto que é essa a sensação! É como se o óleo quebrasse a fórmula da base, corretor, pós, máscaras de pestanas e sombras… Quer dizer, não é “como se”, é mesmo — é exatamente isso que acontece.
Não se esqueça, mão e rosto bem secos, nesta primeira fase. Só depois é que entra a água: basta enxaguar o produto do seu rosto, e vai descobrir uma pele completamente desmaquilhada. Pode, então, seguir para a segunda limpeza de pele. É verdade, os óleos desmaquilhantes são muito práticos, mas substituem os produtos desmaquilhantes e não os de limpeza. A sua utilização implica, mesmo assim, uma segunda limpeza com um produto à base de água, para remover os vestígios de óleo e sujidade.
Esqueça o atrito de ter de esfregar toalhitas ou discos de algodão na pele do rosto, capaz de a sensibilizar e causar vermelhidão. Com um óleo desmaquilhante não há nada disso. Deixo-lhe os meus favoritos. Experimente… E diga que vem daqui.