Alguma vez sentiu ansiedade depois de constatar que um dos seus produtos de beleza está a chegar ao fim? Não estou a falar de um ataque de pânico, mas sim de uma espécie de nervoso miudinho. Pode parecer estranho, mas isto aconteceu-me durante algum tempo.
Não, a ansiedade não se prende com o facto de eu gostar muito deles (embora goste). Depois de muito pensar, cheguei à conclusão de que a sensação surgia porque eu tinha consciência de que andava a usar quantidades exageradas e, por conseguinte, teria de investir numa reposição de stock mais rápido do que o previsto. E mais: temia que este hábito pudesse, de alguma forma, estar a prejudicar a minha pele.
A verdade é que, a cada aplicação, os meus essenciais de skincare estavam a desaparecer mais rápido do que qualquer saquinho das minhas gomas favoritas – e olhem que é bastante rápido. E nem sempre os resultados que obtinha eram os pretendidos. Com tudo isto em mente, comecei a questionar qual será a quantidade de cada produto que devemos aplicar na pele, durante a rotina de cuidados diários.
Encontrei vários guias genéricos, dos quais tirei as minhas conclusões, que têm sido bastante úteis no sentido de poupar produto e dinheiro. No entanto, antes de falarmos das quantidades em si, é importante sublinhar que isto pode variar de pessoa para pessoa, com base em preferências pessoais e no tamanho do rosto.
O produto de limpeza faz um trabalho importante: remove as impurezas e até mesmo a maquilhagem da pele. Portanto, precisamos de usar o suficiente para que ele seja eficiente nessas tarefas. Mas exagerar na quantidade pode ressecar a pele, uma vez que o hábito remove o sebo natural.
Fora da Caixa neste momento: Effaclar da La Roche-Posay
Muitas vezes visto como um passo desnecessário, o tónico ajuda a equilibrar o pH da pele e a hidratá-la. Porém, é importante ter em conta que este produto pode ressecar a pele, especialmente se usar a mais. No caso das pessoas com pele oleosa, que são as que mais tendem a ter este hábito, pode piorar a situação, levando à produção de ainda mais sebo.
Fora da Caixa neste momento: P50 da Biologique Recherche
O sérum é ótimo para cuidados específicos! O motivo pelo qual o compramos pode variar (anti-idade, hidratante ou até mesmo reparador), mas a quantidade recomendada não. Porquê? Exagerar na dose pode ter um efeito oposto ao desejado e acabar por irritar a pele.
Fora da Caixa neste momento: Ácido Hialurónico 2% + B5 da The Ordinary
Menos é mais. Estas fórmulas tendem a ser altamente concentradas, o que significa que verá resultados com pequenas quantidades. Evite usar demasiado creme ou gel, uma vez que corre o risco de irritar a pele fina e sensível do contorno ocular.
Fora da Caixa neste momento: Solução com 5% de Cafeína + EGCG da The Ordinary|Resveratrol Lift da Caudalie
A hidratação é um passo fundamental que traz diversos benefícios para a pele, desde melhorar a elasticidade, passando pela prevenção de rugas e linhas de expressão, a combater manchas e o ressecamento. Contudo, ter a mão pesada pode resultar em poros obstruídos e deixar uma película oleosa.
Fora da Caixa neste momento: Hydro Boost da Neutrogena| Eau Cellulaire Gel da Institut Esthederm
Aplicar uma quantidade generosa de protetor solar é importante, uma vez que os raios UVB e UVA podem danificar e acelerar o processo de envelhecimento da pele. A maioria das pessoas tende a usar pouco produto, de modo a evitar ficar com a pele pesada e pegajosa, mas é importante sublinhar que isso não vai acontecer se usar o produto certo.
Fora da Caixa neste momento: Bariésun SPF 50 da Uriage