Para mim, cuidar da pele do corpo é tão importante quanto cuidar da pele do rosto. Porém, apesar da minha dedicação, só decidi começar a apostar na esfoliação a seco recentemente.
Os benefícios de usar uma escova corporal são conhecidos no mundo da beleza há décadas, mas nunca pensei que esta ferramenta fosse indicada para mim. A ideia parecia-me dolorosa e inútil. Spoiler alert: eu estava errada. Este hábito tradicional do Ayurveda, um sistema de medicina alternativa desenvolvido na Índia, não só ajuda a eliminar toxinas e células mortas, mas deixa a pele super lisa e melhora significativamente a circulação.
Depois de experimentar este tratamento em casa, eu só conseguia pensar o seguinte: “Oh, meu Deus! Onde é que estiveste durante toda a minha vida?” Continue a ler para perceber porquê.
Benefícios
A esfoliação a seco é usada por terapeutas alternativos para ajudar a desintoxicar e descongestionar o corpo. A técnica promove a circulação sanguínea, melhorando o fluxo de sangue fresco e rico em nutrientes para a superfície da pele, o que se reflete num tom uniforme e na suavidade ao toque, conforme o líquido preenche as camadas superiores da epiderme.
Este hábito também estimula a drenagem linfática. O sangue transporta fluido linfático, que é filtrado pelos nódulos linfáticos. A esfoliação a seco acelera o bombeamento do sangue, o que ajuda a levar a linfa pelo corpo, removendo toxinas e patógenos mais rapidamente. Por fim, tal como o nome indica, esfolia. Ou seja, elimina a sujidade e a oleosidade do dia a dia, bem como as células mortas da pele. Como resultado, aumenta a renovação celular e deixa a derme mais radiante e macia.
Como fazer?
Existe um método para que este ritual de tonificação e esfoliação seja bem-sucedido, e não envolve escovar o corpo aleatoriamente. Primeiro, certifique-se de que a a sua pele está completamente seca. De seguida, já com a escova nas mãos, faça movimentos firmes de baixo para cima, começando pelos pés, passando pelas pernas, barriga, braços e colo. Na barriga, os movimentos devem ser circulares — não escove para a frente e para trás, para não se magoar —, no sentido dos ponteiros do relógio. Quando terminar, tome um duche e hidrate bem a pele.
Quanto à frequência, cada caso é um caso. Quem tem uma pele mais resistente pode fazer o tratamento uma ou duas vezes por semana. Pessoas com a pele seca, sensível ou fina devem esfoliar duas vezes por mês. De sublinhar que a esfoliação a seco deve ser evitada em peles com feridas, muito sensíveis, com alergias ou qualquer outro tipo de lesão.
Manutenção da escova
Opte por escovas de cerdas naturais e firmes. No momento da higienização da ferramenta, pode lavá-la com champô de bebé pelo menos duas vezes por mês, para se livrar do acúmulo de pele morta. O nível da água deve ser o suficiente para cobrir as cerdas, mas não chegar até à madeira, que deve manter-se sempre seca.