Quem já leu ‘Amor de perdição’ – um dos mais famosos romances da literatura portuguesa – já reconheceu os nomes. Já muita gente leu o trágico romance de Camilo Castelo Branco, e se comoveu com a triste história do amor entre Simão e Teresa. Mas agora nasceu uma outra forma de homenagear o escritor: para 2025, a livraria Lello escolheu como mote o amor, e como prova que a gastronomia e a cultura podem unir-se, desafiou a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) a incentivar os restaurantes nacionais a renomearem a sobremesa ‘Romeu e Julieta’, feita com queijo e marmelada, como ‘Simão e Teresa’, como homenagem ao famoso par romântico de ‘Amor de Perdição’, e celebrando assim os 200 anos de Camilo Castelo Branco e a sua obra.
Vários restaurantes nacionais, entre os quais os portuenses “Ernesto”, “O Gaveto”, “Rogério do Redondo”, “Cafeína”, “Terra”, “Porta Rossa”, “Lucrécia” e “Casa Vasco” já adotaram a ideia e espera-se que entretanto muitos outros o façam.
Se ainda não visitou aquela que é uma das mais bonitas livrarias do mundo, ou se gostava de lá voltar, aproveite uma oportunidade única: na segunda feira, 13 de janeiro, a Lello comemora 119 anos, e para celebrar, a entrada é livre entre as 10 e as 18 horas, com várias atividades comemorativas da parte da manhã.
Em seguida, podemos sempre ir comer um ‘Simão e Teresa’.
.