Cada vez mais, as pessoas têm o hábito de comprar bens ou serviços por via digital. Neste artigo, alertamos para algumas potencialidades e perigos das compras pela Internet.
Porquê relacionar-se à distância?
A vida está demasiado rápida. Queremos sensações mais instantâneas e não queremos perder tempo com algumas coisas. Assim, temos aproveitado as potencialidades da internet para poupar tempo e dinheiro. Existem diversas vantagens nas compras pela internet:
- Comparar preços, existindo inclusivamente ferramentas digitais que nos permitem fazer esta comparação com poucos clicks;
- Ter tempo para pesquisar e analisar alternativas;
- Distanciamento para fugir às estratégias de marketing agressivo.
Esta vantagem é também visível na redução de custos para o prestador de serviços o que torna possível que cobre preços mais reduzidos como é o caso, por exemplo, da banca digital.
Nem tudo são rosas
Como em tudo na vida, nem tudo são rosas. O relacionamento à distância implica que exista uma grande confiança naquela instituição específica, mas a distância torna-nos permeáveis a riscos que temos de acautelar. Neste contexto, destacamos dois tipos de risco:
- Pishing – O Pishing é uma tentativa de obtenção de informações pessoais ou confidenciais. Esta tentativa costuma acontecer pelo envio de emails ou outros meios que encaminham as pessoas para uma ação. Pode também acontecer em sites onde o utilizador coloca os seus dados num site falso, nomeadamente dados sobre contas bancárias, logins ou afins.
- Compras falsas – Um segundo risco do comércio eletrónico consiste na compra de produtos ou serviços que nunca são entregues. Na prática, faz um pagamento num site que não é fidedigno ou que vende produtos diferentes do que publicitam. Assim, para se proteger, deverá fazer compras apenas nos sites que conhece.
Como se proteger?
Uma das regras de ouro na vida é a prudência. Temos de ser prudentes e desconfiar. Não que andemos a desconfiar de tudo, mas antes que utilizemos o bom-senso. Por exemplo, deveremos desconfiar de promoções demasiado boas para serem verdadeiras.
Uma segunda ideia passa por pesquisar opiniões na internet. Perceber se aquela marca ou site tem alguma queixa nos sites das queixas e perceber a avaliação dos outros utilizadores.
Desconfie também se lhe pedem demasiada informação ou informação que considera desnecessária para aquela transação. É comum, por exemplo, receber os avisos de segurança dos bancos a informar que o banco nunca pede os dados completos.
Por fim, perceber se o site tem um certificado de segurança digital, utilizar software como antivírus ou antispyware.
O comércio digital tem muitas vantagens, mas devemos usar da prudência e do bom senso para termos a melhor experiência possível. Em caso de dúvida, não avance.