
Não pense que por estar em casa se pode descuidar com os cuidados básicos da sua pele. Não é por não estar sujeita à poluição ambiental que pode falhar a limpeza, tonificação e hidratação à noite. E isto aplica-se, claro, à rotina matinal também! Se considera este tempo em casa como uma folga à maquilhagem ou aos cuidados mais elaborados, não existe qualquer inconveniente, mas saiba que existem cuidados mínimos que, pela saúde da nossa pele, devemos manter.
Qual o segredo para cuidar da pele em casa? A ordem importa!
Existe um motivo para seguirmos a ordem específica de limpeza, tonificação, a colocação de um sérum e posteriormente, o hidratante. O tratamento de pele tem como alvo a epiderme e as várias camadas de pele, especialmente as mais externas, onde as células mortas se acumulam dando o aspeto seco e sem brilho que conhecemos. A epiderme é uma barreira protetora para a derme, onde o precioso colagénio e elastina florescem e retirar as células epidérmicas mortas desencadeia a renovação da pele mais jovem.
Não devemos, então, esquecer todos os passos a seguir, para garantir os melhores cuidados de pele:
1º Passo: Preparar
Limpe o rosto para remover as impurezas, com um gel de limpeza e exfoliando a camada superficial da pele, de forma a que tenha uma aparência mais fresca e saudável. De seguida coloque um tónico hidratante, permite dar mais água à pele e limpar os restos de impurezas que o gel e o exfoliante não conseguiram retirar. É um passo extremamente importante para as diversas camadas da epiderme, aumentando assim a eficácia dos produtos que deverão ser colocados de seguida;
2º Passo: Tratar
Aplique um sérum para as principais preocupações da sua pele; linhas finas, rugas, tom de pele irregular e/ou cansaço. Os séruns são as fórmulas mais poderosas para a pele, normalmente têm a maior concentração de ingredientes, tecnologia e eficácia – são absolutamente essenciais para qualquer rotina;
3º Passo: Nutrir
A pele deve estar hidratada e nutrida as 24 horas do dia. Os hidratantes, que têm uma textura mais espessa do que os séruns, servem para “selar” a humidade através de um efeito de barreira ou, por outras palavras, reter a água e outros ingredientes que nutrem a pele e restaurar os lípidos epidérmicos. Mesmo em casa, se conseguir apanhar um pouco de sol numa varanda, jardim ou até mesmo através da janela, está a dar um boost muito importante de vitamina D à sua pele e neste caso, não se esqueça, a importância de usar um hidratante que contenha uma fórmula com FPS.
O objetivo passa por uma hidratação 24 horas, protegendo a pele durante o dia, e reparando-a durante a noite. Isto é aplicável em todos os climas e estações do ano, pois as células da pele requerem água para manterem o aspeto saudável e resistirem a danos ambientais e ao stress. Não se trata da temperatura, mas da humidade relativa. Mesmo no calor do verão, a pele pode ficar desidratada devido ao excesso de exposição ao ar condicionado. No inverno ou em ambientes controlados, onde a humidade é baixa, uma pele hidratada é igualmente a melhor defesa.
A questão da humidade pode ser especialmente importante se a sua casa sofrer deste problema. A humidade é uma agressão da pele, o que reforça a importância em manter estes cuidados básicos.
Em jeito de conclusão, a ordem de aplicação é como um guia para os cuidados de pele. É importante segui-lo para garantir o máximo de benefícios dos produtos aplicados. Mas há outra coisa que pode fazer para cuidar da sua pele e que não envolve produtos de beleza: beber dois litros de água diariamente. Isto dá à pele um “reservatório” refrescante. A água é a melhor opção, uma vez que o café, o chá e os refrigerantes têm um efeito diurético que neutraliza a hidratação.