São umas férias merecidas para todos, este ano com a devida contenção.
As férias em família são de muita animação e partilha de momentos especiais, que devem ser vividos da melhor maneira, mas também com a devida atenção para seguirmos ao máximo a nossa gestão orçamental e não gastar para além do definido como objetivo para as férias. Esta gestão deve ter sempre em consideração, os rendimentos do agregado familiar.
E porque é sempre bom passarmos bons momentos em família, porque não começar a pensar nas férias, com segurança, e alguma preparação, para tudo correr da melhor forma? Claro que sim!
As nossas finanças pessoais, também devem ter em consideração um orçamento e planeamento de férias, de forma a podermos descansar e poupar ao mesmo tempo. E como? Tratar de tudo com a devida antecedência.
Aqui ficam algumas dicas, que poderão tornar estas férias ainda mais económicas:
- Antes de fazer a viagem defina o valor que vai gastar em tudo, viagem, combustível, almoços, estadia, recordações, etc. Uma pesquisa on-line, ajudará a saber negociar preços quando compra e já irá com um valor orçamentado para esses respetivos gastos, de forma a não fugir ao definido.
Dependendo da região do País, podemos não exagerar nos gastos, tudo tem a ver com o que nos é permitido gastar.
- Muito importante, juntar dinheiro primeiro para ir de férias despois e não cair na tentação de pedir um crédito para férias. Se isto acontecer só vai acumular mais dívidas e regressar de férias com a responsabilidade de ter que pagar uma prestação por algo que já usufruiu. Devemos ir de férias e aproveitar ao máximo e não esticar a nossa carteira, porque o dinheiro não cresce, logo deve ser muito bem gerido!
É fundamental amealhar dinheiro primeiro, porque a motivação para o concretizar acaba por ajudar muito! Porquê? Porque toda as pessoas gostam e precisam de férias e de passar bons momentos em família.
- Escolha uma viagem, de acordo com o valor definido em família, mediante os rendimentos do agregado familiar. Em Portugal existem sítios muito bonitos e em conta que podem e devem ser visitados. Saiba exatamente até onde pode gastar, para evitar deslizes no orçamento, porque quando viajamos em família temos que multiplicar os gastos por 3 ou 4 vezes e é importante termos em consideração todos os gastos, para economizar nas pequenas coisas e podermos na mesma usufruir de umas fantásticas férias em família.
- Faça uma lista das despesas que está a pensar ter durante a estadia (passeios, almoços, etc). Devemos sempre contar com o início, meio e fim das férias, para tudo correr conforme planeado. Desta forma vai conseguir ter um guião que vai ajudar na hora de economizar e vai poupar também tempo, se tudo estiver bem organizado.
- Com esta pandemia, é mais aconselhável usar cartões, mas leve consigo apenas o de débito e deixe o de crédito em casa. Opte por levar sempre algum dinheiro consigo, para imprevistos, mas sempre em pouca quantidade, de forma a também não incentivar a custos acrescidos.
- A antecedência é uma das palavras chave quando se vai de férias.Pense se compensa Hotel ou Casa ou Aparthotel, pode implicar uma poupança significativa.
Opte por antes de comprar, comparar condições e preços das estadias em sites fidedignos (exemplo: Booking), antes de tomar a decisão, porque pode implicar uma redução no preço da estadia e não se esqueça….Descanse e poupe enquanto passa bons momentos em família, com a devida segurança, que nos é imposta este ano, para bem de todos!
E já sabe acompanhe estas e outras dicas em: