Com a pandemia, pensar nas férias deste ano faz com que ir para fora cá dentro seja uma possibilidade bastante apelativa, começando pela Ilha da Madeira.
Seja qual for o destino, manter a saúde em viagem pode ser um desafio. Contudo, os portugueses podem beneficiar – e muito – ao manterem-se em território nacional: há equivalência do acesso aos cuidados de saúde e directrizes semelhantes relativas à pandemia. Para além disso, ajudam o suporte económico de Portugal, incentivando e dinamizando o turismo do País.
Ao programar a sua viagem para a Madeira e/ou Porto Santo, é importante conhecer as normas em vigor nesta região, no âmbito da prevenção e contenção da COVID-19. Aqui ficam algumas regras:
1 – Deve preencher o registo do viajante, que é obrigatório, 12 a 48h antes do embarque, aqui;
2 – Todos os passageiros de voos com origem externa, que sejam portadores de teste negativo à COVID-19, efetuado nas 72 horas prévias ao embarque, em laboratórios devidamente certificados (nacionais ou internacionais), no seu desembarque seguem para o seu destino, após apresentação do relatório do teste;
3 – Os passageiros que desembarquem nos aeroportos da Região Autónoma da Madeira sem a apresentação de teste para a doença COVID-19, irão realizar o teste no aeroporto, à chegada. Após o teste, seguirá para o seu destino com a indicação da informação do resultado do teste num período estimado de 12horas.
De resto, as recomendações adotadas localmente são semelhantes ao restante território nacional:
– Uso de máscara, especialmente em espaços fechados e nos transportes públicos (onde é obrigatório);
– Distanciamento social (2 metros entre pessoas e evitar aglomerados populacionais);
– hHgienização frequente das mãos (lavagem frequente e uso de gel desinfectante com base alcoólica);
– Manter a etiqueta respiratória (tape o nariz e boca quando espirrar ou tossir, utilize um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos; deite o lenço de papel no lixo).
No caso da presença de sintomas ou suspeita de contato com um caso de COVID-19 confirmado, contacte a linha SNS24: 808 24 24 24. O serviço está capacitado para dar respostas a estas situações, acautelando as deslocações aos hospitais dos casos suspeitos, de forma a proteger também os profissionais de saúde. Use este contacto telefónico para a triagem de sintomas, e não para procurar informação. Para isso existe um microsite da Direção-Geral da Saúde com toda a informação disponível.
Manter a sua saúde (e a de todos que o rodeiam) em viagem, durante as férias na Pérola do Atlântico, passa por cumprir as recomendações.
Boa viagem.