O Natal é uma época de convívio prolongado à volta da mesa, onde há sempre excessos de comida e bebida e os hábitos saudáveis acabam por ficar para último plano. Sabe-se que um dia de excessos não tem praticamente relevância na conservação dos bons hábitos alimentares e resultados que queira atingir. Mas, o problema é que o mês de dezembro é a época do ano habitualmente caracterizada por ter muitos dias festivos – Véspera de Natal, Dia de Natal, Passagem de Ano e todas as celebrações associadas, entre família, amigos e colegas de trabalho – levando muitas vezes a que se acabe por comer além da conta, com um consumo mais frequente de alimentos ricos em açúcares e gordura. Sem nos darmos conta, passamos cerca um mês entre entradas, pratos principais e doces, que não deixam ninguém indiferente. Depois, quando finalmente nos damos conta deparamo-nos com uns valentes quilos a mais.
Se pensou que podia abusar da comida e da bebida em dezembro e voltar ao equilíbrio em janeiro, pensou mal, porque entretanto os excessos das festas já fizeram estragos e pode ser complicado voltar à sua forma física. Mas, felizmente, existem estratégias para minimizar os excessos das festas que o vão ajudar ao regresso a uma alimentação equilibrada.
Em primeiro lugar, comece por não fazer restrições exageradas nem desintoxicações extremistas. Normalmente, perder peso de forma rápida é desaconselhável, porque costuma ser um emagrecimento conseguido à custa de dietas loucas, desequilibradas e prejudiciais para a saúde. Simplesmente regresse à sua rotina normal de alimentação equilibrada.
Aumente o consumo de alimentos nutritivos, como vegetais, fruta fresca variada, frutas desidratadas (figos, passas, alperces) ou frutos secos oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoins), sem adição de açúcar ou sal, entre outros. Ao incluir opções mais saudáveis estará a promover uma alimentação mais equilibrada.
Hidrate-se e inclua alimentos fermentados com culturas de bactérias vivas na sua alimentação (como por exemplo a kombucha para acompanhar refeições ou refrescar entre as mesmas). Além de probiótica, biológica, isenta de glúten e vegan, a kombucha ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, visto as refeições serem de digestão mais difícil nestes dias. Também é uma opção para manter uma microbiota intestinal saudável e ainda uma excelente alternativa aos refrigerantes que estão à venda no mercado.
Por último, tente fazer alguma atividade física todos os dias, nem que sejam 30 minutos de caminhada ao ar livre – mesmo que os dias não sejam convidativos! Não permita que o pouco tempo que tem disponível a impeça de recuperar a sua forma física, e lembre-se: o mais importante é a sua saúde!
Para um envelhecimento saudável e positivo, lembre-se destas dicas para evitar os excessos das festas e não ter de se preocupar com dietas em janeiro. Pense na sua saúde ao mesmo tempo que aproveita para conviver nesta altura festiva! Pode continuar a celebrar, mas tendo alguns cuidados especiais para não resvalar na balança.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.