As varizes dos membros inferiores são uma condição médica comum, que afeta milhões de pessoas, em todo o mundo. Para quem desconhece, são veias tortuosas, dilatadas e nodulares, que surgem quando as válvulas não funcionam devidamente, permitindo que o sangue se acumule nas veias (estase sanguínea). Podem causar dores, sensação de peso ao final do dia, cãibras e edema. Para além destes sintomas, as varizes podem ainda ser responsáveis por quadros mais graves, como eczema, úlceras nas pernas, hemorragias, especialmente em dias de calor, ou mesmo embolias pulmonares.
Sabia que as varizes podem piorar, no verão?
Com a chegada do verão, as altas temperaturas provocam a dilatação das veias, aumentando a sensação de peso, dor e inchaço nas pernas. Além disso, a exposição ao sol pode causar desidratação, que pode piorar a circulação sanguínea. Adicionalmente, no verão, a pele fica tendencialmente mais exposta, sobretudo a das pernas, razão pela qual é frequente que as pessoas se sintam mais desconfortáveis com estes sinais e sintomas. Tudo isto torna o tratamento das varizes uma prioridade, para muitos doentes.
Que soluções existem para as tratar?
Existem várias opções de tratamento para as varizes, desde métodos mais conservadores até intervenções mais avançadas. A escolha do tratamento depende da gravidade da doença e das necessidades de cada doente.
Uma das soluções é a cirurgia. Através de pequenas ou médias incisões, as veias danificadas são removidas. Contudo, a exposição solar pode agravar as possíveis cicatrizes e aumentar o risco de pigmentação dos hematomas consequentes à cirurgia, piorando a aparência das pernas, pelo que é fundamental evitar o sol no pós-operatório.
Outra opção são os tratamentos endovasculares, através de laser, radiofrequência ou cola. No caso do laser e da radiofrequência, é inserido um cateter na veia afectada e a veia é selada termicamente (pelo calor). Já na alternativa não térmica, é introduzido um cateter que distribui cola ao longo da veia, permitindo a selagem adesiva da mesma.
Estes métodos, embora menos invasivos do que a cirurgia convencional, também podem provocar hematomas com risco de pigmentação, pelo que também aqui são recomendadas a utilização de meias elásticas e a evicção da exposição solar. Estesmotivos acabam por afastar muitas pessoas do tratamento recomendado, durante o verão.
A boa notícia é que, nos últimos anos, surgiram inovações no tratamento das varizes, que proporcionam soluções menos invasivas, mais cómodas e com menor risco de complicações, mesmo na estação mais quente do ano. Uma dessas inovações é a Ecoterapia, que tem vindo a ganhar popularidade pela sua abordagem revolucionária e resultados promissores.
No que consiste a Ecoterapia?
É um tratamento inovador que recorre à tecnologia de ultrassons de alta intensidade, para tratar as varizes. O dispositivo é posicionado sobre a pele e, através de um disparo de alta precisão, emite um feixe de calor que aquece a veia, causando a sua contração e destruição térmica.
Este método, por não ser invasivo, pode tornar-se especialmente apelativo no verão. Como não requer cortes, nem a introdução de cateteres ou químicos nas veias doentes, não exige os mesmos cuidados de evicção solar que outros métodos e não deixa cicatrizes.
Por outro lado, não havendo necessidade de incisões, agulhas ou anestesia geral, o risco de complicações e infecções diminui significativamente e a maioria dos doentes pode retomar as suas atividades imediatamente após o procedimento, sem necessidade de recuperação ou utilização de pensos e meias elásticas por um período prolongado de tempo.
Além disso, a utilização de ondas de ultrassom permite um tratamento preciso, minimizando o risco de danos aos tecidos adjacentes, e pouco ou nenhum desconforto após o tratamento.
Estudos clínicos têm demonstrado que a Ecoterapia é eficaz no tratamento de varizes, com resultados duradouros e uma elevada taxa de sucesso. Para quem procura uma alternativa aos métodos tradicionais, sobretudo para pessoas com contraindicação cirúrgica ou risco cirúrgico elevado, pode ser uma solução atrativa, em particular neste período do verão.
No entanto, é fundamental consultar um especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, para avaliar a adequação deste tratamento ao seu caso específico. Com a orientação adequada, pode desfrutar dos benefícios desta tecnologia inovadora e melhorar a saúde e o conforto das suas pernas, para desfrutar de um verão mais saudável.
Tem varizes? O verão pode ser uma boa altura para as tratar
Atualmente, já é possível tratá-las no verão, sem comprometer a estética ou os dias de praia. Saiba que soluções existem e conheça a Ecoterapia, uma técnica inovadora que não requer cortes, nem agulhas.
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites