
Dizem que “rir é o melhor remédio”, e dizem bem: rir liberta serotonina e endorfinas, hormonas naturais associadas ao bem-estar, e ajuda-nos a relaxar e a ver a vida com maior leveza. A capacidade de rir, ou apenas de sorrir, perante uma situação adversa é uma das melhores formas de garantir um desfecho positivo, e quando falamos de crianças torna-se ainda mais importante preservar o seu ânimo e vontade de brincar, especialmente durante períodos de hospitalização. E é precisamente para as ajudar nestes momentos de ansiedade, até de medo, que as crianças podem sentir por se verem longe do seu habitat natural, que existem os Doutores Palhaços.
Felizmente, muitas crianças e famílias não chegam a conhecê-los ao vivo e a cores, por não se cruzarem com eles nos quartos e corredores dos hospitais. No entanto, neste mês, que começa precisamente com o Dia da Criança, queremos sensibilizar todos, miúdos e graúdos, dentro e fora dos hospitais, para a importância dos momentos de descontração e leveza que os Doutores Palhaços levam às crianças, aos seus familiares e às equipas de profissionais hospitalares ao lado dos quais trabalhamos todos os dias.
Os nossos Doutores Palhaços, artistas com formação específica para atuar no seio do hospital, são uns privilegiados: enquanto os outros profissionais de saúde lá estão para tratar as mais diversas patologias que afetam as crianças, eles podem focar-se em tratar do lado saudável delas, apelando à sua vontade de brincar e ajudando-as a esquecer, ainda que por momentos, que estão no hospital. Este efeito secundário, muito benéfico, do encontro com os Doutores Palhaços também é sentido pelos familiares e acompanhantes das crianças, que as veem mais descontraídas e mais tolerantes aos tratamentos, e também pelas equipas de profissionais de saúde, cujas rotinas no dia-a-dia se tornam mais leves e divertidas com a presença dos Doutores Palhaços. Este é um serviço de enorme sensibilidade e rigor, e deixa-nos a todos, na Operação Nariz Vermelho, muito felizes já o podermos fazer há 23 anos!
Por isso, e porque temos o sonho de continuar a crescer e um dia chegar a todas as pediatrias do país, apelamos à comunidade que se junte a nós ao longo deste mês, que arranca com o Dia da Criança – que para nós é também Dia do Nariz Vermelho –, e em que se assinala, a 4 de junho, o aniversário da Operação Nariz Vermelho, e nos ajude a angariar os fundos de que precisamos para continuar a expandir a nossa Missão de Alegria.
Neste mês que é, simultaneamente, de celebração e de sensibilização para o nosso trabalho, contamos com o apoio de parceiros imprescindíveis: por um lado, com as empresas e estabelecimentos de comércio, que se associam através da compra do nosso merchandise solidário, para vender ou distribuir pelos seus colaboradores; e, por outro, contamos com a comunidade escolar. Este ano propusemos uma série de atividades lúdicas, explicadas em vídeo pelos Doutores Palhaços, para os alunos realizarem na escola, com os amigos ou até mesmo em casa. São atividades muito divertidas, que exploram a linguagem e o imaginário dos Doutores Palhaços e promovem valores que são fundamentais para nós, como a empatia, a comunicação e a entreajuda.
É precisamente a essa entreajuda que apelo. Juntem-se a nós para assinalar os 23 anos da Operação Nariz Vermelho, “ponham o nariz” pela nossa causa e ajudem-nos a continuar a levar alegria às crianças. Não só às que estão nos hospitais, mas a todas, em casa e em qualquer lugar onde chegue o sorriso de um Doutor Palhaço.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.