‘Ó mãe, estou aborrecido. Ó mãe, o que é que vamos fazer hoje? Ó mãe, brincas comigo?’ Em dias de chuva, parece que eles ficam ainda mais carentes, e o pior é que nós por dentro estamos tão cinzentos como o dia e a última coisa que nos apetece é vestir e despir a Barbie…
Solução? Sacuda a chuva e (re)descubra algumas brincadeiras muito divertidas. Algumas ideias luminosas para dias cinzentos são:
– Mascarem-se – Recupere roupa velha (quanto mais antiga e esfarrapada, mais eles gostam), sapatos de salto alto (convém não ser aqueles que leva para o trabalho nem os seus preferidos), os chapéus da avó, umas gravatas do pai, écharpes e lençóis velhos, e finjam que são princesas e piratas.
– Faça uma festa – Quanto mais louca, melhor. A Festa das Formigas, a Festa dos Monstros, a Festa das 2 horas e 12 minutos, a Festa das Bonecas sem Um Olho…
– Leia uma história em voz alta – Se o tempo estiver mesmo escuro, feche os estores, acenda velas e leia uma boa história de terror… se eles têm à volta de 10 anos, experiment a ‘Coraline’ do Neil Gaiman, e já ficam a saber a história antes de estrear o filme.
– Pense numa personagem verdadeira e eles têm de adivinhar quem é só com perguntas de ‘sim’ ou ‘não’.
– Recupere os clássicos – Jogue ao ‘Mamã dá licença?’, faça uma batalha de almofadas, ensine-os a jogar às damas ou à bisca. Sabe fazer tricot? Passe as agulhas para as mãos deles, sejam rapazes ou raparigas. E a sua corda de saltar, onde anda?
– Faça uma ‘batalha de neve’ dentro de casa: dê a cada um uma pilha de jornais velhos, e depois é só fazer ‘bolas’ com as páginas e atirá-las. Ganha a equipa que acumular mais ‘bolas’.
– Abram um restaurante: organizem os menus, ponham as mesas, sirvam um lanche a sério.
– Brinquem à escola… com uma diferença: eles é que são os professores.
– E se se sentir aventureira, vista-lhes umas gabardines e botas e vão lá para fora pôr os pés nas poças. Não tenha medo, que as crianças constipam-se mais facilmente fechadas em casa…