– ‘Fui a Faro e vi…’ – Começa-se com palavras começadas por A e continua-se alfabeto abaixo. É um excelente jogo para treinar a memória.
– ‘Estou a pensar numa coisa…‘ – Uma pessoa pensa num objecto à vista e os outros têm de adivinhar, fazendo perguntas a que o outro só pode responder ‘sim’ ou ‘não’.
– ‘Quem roubou o rubi do rei’ – Muito divertido quando se está numa fila interminável ou num sítio com muita gente. Uma pessoa fixa alguém na fila e os outros têm de adivinhar quem é.
– ‘A loja do Mestre André’ – Não, não é a cantiga. Uma pessoa faz de vendedor numa loja, outra de cliente. O vendedor faz perguntas, e o cliente não pode responder ‘sim’, ‘não’, ‘branco’ e ‘preto’.
– Contar uma história a meias – Uma pessoa começa a contar uma história, e vai passando a outro e assim sucessivamente. Também dá para fazer a versão em papel dobrado, se todos souberem escrever decentemente.
KIT ANTI-BIRRAS
– Saquinhos de surpresas – Leve-os para uma viagem comprida. Podem ter joguinhos, pastilhas sem açúcar, bonecas de papel, mini-livros… Se a viagem dura várias horas prepare vários saquinhos, e não os dê todos de uma vez.
– Lápis de cor e blocos de papel ou livros de colorir – Objectos preciosos com a função de evitar que vários índios’ andem a passar rasteiras aos empregados do restaurante.
– Pinturas de rosto – Pode parecer uma coisa esquisita para se levar em viagem, mas dá imenso jeito, especialmente se já sabe que vai ter de esperar em qualquer sítio. Isto, claro, se não se importar de andar com um tigre e uma borboleta atrás.
– Cassetes com música para cantar – Escusa de ser a banda sonora do ‘Rei Leão’ ou mais uma cantiga sobre a vaca: há muitas canções que as crianças podem cantar.
– Uma corda de saltar – Mesmo que não haja sítio para correr, sítio para pular há sempre.
– Baralho de cartas – Continua um clássico.
– E se não se tiver lembrado de trazer nada – Lembre-se sempre de que nunca está desprevenida: o brinquedo mais divertido continua a ser a imaginação. Cante, jogue, conte histórias, fale do sítio para onde vão e das pessoas que vão encontrar.